domingo, setembro 02, 2018

Eslováquia beatifica a jovem assassinada por militar do Exército Vermelho

No dia 1 de setembro na cidade de Košice, na Eslováquia, foi oficialmente beatificada Anna Kolesárová, a jovem de 16 anos, que foi assassinada por um militar soviético em 1944, informa a Radio Svoboda.  
Foto: newsaints.faithweb.com
Na cerimónia de beatificação (culminação do processo de adesão às fileiras dos bem-aventurados) da Anna Kolesárová participaram cerca de 30 mil fiéis católicos – a menina eslovaca foi assassinada durante a II G. M. por um militar soviético, quando ela lhe recusou os relacionamentos íntimos, ou dizendo por palavras mais simples, a jovem foi assassinada por se recusar à ser estuprada.
Ler mais

O representante do Vaticano, o cardeal Giovanni Angelo Becciu, chamou Kolesárová de “uma mártir que deu vida ao Cristo para preservar a sua pureza”.
Ler mais

Nota-se que Anna Kolesárová (1928-1944), de apenas 16 anos, foi assassinada na cidade de Vysoká nad Uhom, no leste da Eslováquia, perto da fronteira com Ucrânia, em novembro de 1944. O militar do Exército Vermelho, cujo nome não é mencionado (mas se sabe que ele nunca foi responsabilizado pelo seu crime) matou a moça, ao sangue-frio, em frente de sua família, quando ela recusou a sua exigência de manter as relações sexuais com o “libertador soviético”. Os seus restos mortais foram enterrados na noite seguinte, apesar dos intensos combates na área. Os solenes ritos fúnebres foram celebrados pelo padre eslovaco Anton Lukáč uma semana após a morte da jovem, em 29 de novembro de 1944.

A história da Anna Kolesárová ganhou a fama na sua terra natal, e seu túmulo se tornou um local de peregrinação para a juventude católica eslovaca e europeia.

Sem comentários: