domingo, setembro 16, 2018

Análise OSINT dos passaportes dos suspeitos russos de envenenamento dos Skripal

Uma investigação em curso do grupo OSINT Bellingcat, realizada em conjunto com a publicação russa The Insider, mostra que os dois cidadãos russos, identificados pelas autoridades britânicas como principais suspeitos do envenenamento dos Skripal por agente químico Novichok, estão ligados aos serviços de segurança russos.

Esta conclusão contradiz diretamente as afirmações do presidente russo em 12 de setembro de 2018, e as declarações dos dois homens na entrevista transmitida pela RT um dia depois, em que ambos dizem que são civis e que viajaram para Salisbury para uma escapadela turística.
Foto: Metropolitan Police
Os documentos originais russos revistos ​​por Bellingcat e The Insider confirmam definitivamente que os dois homens estavam registados na base central russa de dados dos cidadãos residentes sob os nomes de Alexander Yevgenievich Petrov e Ruslan Timurovich Boshirov, respectivamente, e que receberam passaportes internos russos [usados na Rússia em vez dos Bilhete/Cartão de Identificação/do Cidadão] sob esses nomes em 2009. No entanto, não existem nenhuns registos destas duas pessoas anteriores ao 2009. Isso sugere que os dois nomes provavelmente pertencem às identidades fabricadas para dar cobertura aos agentes de um dos serviços de segurança russos. Crucialmente, pelo menos um dos ficheiros de arquivo de passaporte de um deles contém várias marcações “top secretas”, que, de acordo com pelo menos duas fontes consultadas pelo Bellingcat, são normalmente reservadas aos membros de serviços secretos ou agentes operativos de alto escalão.

Essas descobertas, juntamente com peculiaridades nas reservas de dois homens de seu voo para Londres, fazem declarações oficiais da Rússia de que Petrov e Boshirov são turistas civis altamente implausíveis, e corroboram as alegações das autoridades britânicas de que eles, são de facto, oficiais de um serviço de segurança russo.

Planos de viagem à última hora

O manifesto de passageiros da [companhia russa de aviação] Aeroflot, verificado pela Bellingcat e The Insider, desacredita as afirmações de Petrov e Boshirov, feitas na entrevista RT, de que eles estavam planeando sua visita a Salisbury durante muito tempo. O manifesto regista os horários de reserva, check-in e embarque de cada passageiro. No caso dos dois suspeitos, eles fizeram a sua reserva inicial e check-in online – às 20:00 GMT (22:00 horário de Moscovo) no dia 1 de março de 2018, na noite anterior à sua curta viagem a Londres e Salisbury.
A pressa pode ser explicada pelo facto de que no mesmo dia Yulia Skripal comprou o seu bilhete ao Londres. É improvável que seja apenas uma coincidência: é possível que os “turistas” achassem que isso pudesse de alguma forma atrapalhar os seus planos, e decidiram se apressar.
Os suspeitos russos nas ruas de Salisbury, que, como contaram à RT "eram cobertas da neve"
Fotos: Metropolitan Police via AP / East News
              
Os dois suspeitos voaram de volta ao Moscovo em 4 de março de 2018, tendo feito duas viagens a Salisbury, em 3 e 4 de março, dia em que os Skripals foram envenenados.

Um arquivo de passaporte extraordinário

Bellingcat e The Insider verificaram os registos originais da base de dados russa de passaportes internos e registos dos cidadãos residentes e identificaram os arquivos de passaportes pertencentes aos dois suspeitos.

A pessoa que usa o nome Alexander Petrov de facto tem um arquivo de passaporte, sob o nome de Alexander Yevgenievich Petrov, nascido em 13 de julho de 1979 em Kotlas, uma pequena cidade no norte da Rússia. A data de nascimento coincide com a do Alexander Petrov que voou no voo SU2588 da Aeroflot em 2 de março de 2018, como visto no manifesto de passageiros verificado pelo Bellingcat.

A foto do passaporte nacional russo desta pessoa corresponde às fotos divulgadas pelas autoridades do Reino Unido e ao rosto da pessoa que se chamava Alexander Petrov na entrevista ao RT.

Nascido em 2009?

Primeiro, o arquivo desta pessoa não tem histórico de registos de endereços domiciliares ou documentos de identificação anteriores ao 2009. Um arquivo de passaporte padrão – como os arquivos dos outros 3 cidadãos russos com o nome Alexander Petrov e também nascidos em 13 de julho de 1979, todos eles foram verificados pelo Bellingcat e pela The Insider antes de identificar a pessoa de interesse – contêm o histórico de documentos de identificação anteriores [chamados na Rússia de passaportes internos], passaportes internacionais emitidos ao cidadão (expirados e atuais), bem como registos de endereços anteriores. O primeiro e único documento de identidade russo, mencionado no ficheiro do Sr. Petrov é um passaporte interno (obrigatório para cidadãos russos maiores de 14 anos) é emitido em 26 de novembro de 2009 e válido até hoje. O arquivo de passaportes contém um campo chamado “motivo da emissão do documento”, que normalmente lista o documento de passaporte anterior (expirado) que o atual substitui. No caso do Sr. Petrov, a razão para a emissão do novo passaporte é dada simplesmente como “Inadequado ao uso”, uma marcação normalmente usada quando um passaporte anterior foi danificado ou possui os dados inválidos. Uma nota escrita à mão no arquivo de Petrov faz referência a um passaporte nacional pré-existente emitido em São Petersburgo em 1999. No entanto, nenhum registo de tal número de passaporte existe no banco central russo de passaportes nacionais.

“Não fornecer as informações”

O dossiê de passaporte de Alexander Petrov é marcado com um carimbo contendo a instrução “Não fornecer as informações”. Este carimbo não existe e não é usado nos arquivos padrão de passaportes civis. Uma fonte da polícia russa que trabalha regularmente com a base de dados central confirmou ao Bellingcat e à The Insider que na sua carreira nunca viu o tal carimbo em qualquer arquivo de passaportes. A fonte supôs que este carimbo está reservado aos operativos dos [serviços especiais] do estado sob a cobertura profunda.
A prova adicional à hipótese de que a persona de Alexander Petrov é uma identidade de cobertura vem de outra página em seu arquivo de passaporte, que é reservado à entrada de dados biográficos. No caso do Sr. Petrov, esta página é deixada em branco e, além do mesmo carimbo “Não fornecer as informações”, uma nota escrita à mão é adicionada com o texto “existe uma carta S.S.” A mesma fonte entrevistada explica que S.S. é uma abreviatura comum para a frase russa “sovershenno sekretno”, ou seja “absolutamente secreto”.
Outra pista que aponta ao status não-civil do Sr. Petrov é a ausência de seu arquivo de passaporte russo de qualquer informação sobre o seu passaporte internacional, que ele usou para viajar ao Reino Unido. O número do passaporte está listado no manifesto de passageiros da Aeroflot, verificado pelo Bellingcat. No entanto, o arquivo de passaporte interno russo não mostra nenhum dado do passaporte internacional pertencente ao Alexander Petrov, em contraste com a prática comum – sob a qual o arquivo contém uma lista de todos os documentos de identidade emitidos pelo governo, tanto nacionais como internacionais, expirados e atualmente válidos.

Não menos interessantes são os passaportes internos russos dos suspeitos. Ambos os documentos foram emitidos pelo departamento do Serviço Federal de Migração na cidade de Moscovo № 770001 – este departamento serve ou as pessoas privilegiadas que pagam “gratificação” extra pelo serviço ou, então, os representantes das forças de segurança. Por exemplo, este departamento emitiu os passaportes ao ex-vice-presidente da “Rosneft” Eduard Hudaynatov; ao patrão de mídia Sergei Lisovski (membro do Conselho Geral do partido governamental “Rússia Unida”), ao ex-vice-chefe da logística do Ministério do Interior em Moscovo, coronel Alexander Yemets; ao ex-chefe da Gestão de Investigação Criminal do Ministério do Interior Vyacheslav Trubnikov e outras personalidades semelhantes. Entre os seus clientes também há pessoas com as biografias confidenciais, provavelmente também os “turistas”, como Petrov e Boshirov.

A publicação on-line russa Fontanka publicou anteriormente informações sobre os ficheiros de passaporte de Boshirov e Petrov, indicando que estes estavam separados por apenas 3 dígitos (-1294 e -1297), o que significa que foram emitidos quase ao mesmo tempo. Bellingcat e The Insider também verificaram os dados dos passaportes de duas outras pessoas à quem esses dois passaportes foram emitidos, com os números do passaporte terminando em -1295 e -1296. Esses dois indivíduos também tinham dossiês de passaporte peculiares, com dados incompletos ou com limites de tempo, semelhantes ao arquivo de passaporte de Alexander Petrov. Além disso, Fontanka observou que Petrov e Boshirov compraram quatro bilhetes de volta para Moscovo em 4 de março [em dois voos diferentes]. Informações adicionais sobre essas descobertas, juntamente com outras descobertas relacionadas aos Boshirov e Petrov, serão publicadas no site da Bellingcat na próxima semana.
Casa do ex-coronel do GRU Sergei Skripal, estação dos caminhos-de-ferro de Salisbury e a catedral,
situada ao lado absolutamente oposto em que foram avistados os dois suspeitos 
Blogueiro: a mesma publicação russa Fontanka escreve que a polícia antiterrorista britânica, sabe que Boshirov e Petrov são pseudónimos, ambas as personalidades são fabricadas. Os seus nomes reais são alegadamente conhecidos pela Scotland Yard. Segundo a primeira-ministra britânica Teresa May, os suspeitos são operativos do GRU do Ministério da Defesa russo. Além disso, a imprensa britânica escreve que os dados dos agentes foram providenciados pela uma fonte russa, ligada à sua embaixada em Roma e que muito recentemente passou para Ocidente. Isso, mais a feroz luta interna entre as secretas russas, a externa SVR e a militar GRU, podem explicar o timing e a calma com as quais Ocidente está providenciar as informações que estão enfraquecer a posição russa cada mais e que possivelmente levarão às novas sanções ocidentais, para breve.

Bónus
Mas talvez, a melhor explicação do sucedido foi dada pelos próprios suspeitos à RT, naturalmente off-record (é uma piada, obviamente):

E agora, em breves palavras – somos dois melhores amigos, temos fitness, mas não vos contaremos disso. Fomos ao Londres para passear no mesmo lugar de toda a Jet7, bem, mais os nossos. Bem, vocês entendem quem são os “nossos”. Dormimos no mesmo quarto, mas não se metem nas nossas relações! O perfume Nino Ricci? Como vocês se atrevem – somos oficiais, oh c@ralho, foi sem querer – os machos não usam o perfume feminino, apenas a água-de-colónia preferida dos militares! É pá, corte isso. Nós chegamos e decidimos – que se fod@ o Soho – vamos à província – o ambiente bem nosso. Chegamos, é, pá! Neve! Nós, os meninos sensíveis, tivemos que fugir de volta. Só o tempo perdido. Novamente – nós, os sensíveis, somos pássaros raros, por isso fomos imediatamente para a cama! Soho que se f0de novamente. Nem sei como aguentamos aquela noite – esperamos pela manhã e pela festança/balada. De manhã, descobriu-se que não há neve, apenas a lama! Lama é a coisa nossa! Como nas manobras em Pskov! É pá, novamente, cortem o Pskov! Mais uma vez, fomos à província – vamos passear e, ao mesmo tempo, podemos ver a catedral. Bem, como nas manobras. Fod@-se! Cortem de vez as manobras! Chegamos – é uma seca, não há catedral, não há balada. Desistimos, pagamos quatro bilhetes de volta e ambos os dois voltamos. Em geral, vão mas é para Ibiza!!! Lá é que tem uma festança/balada bem boa!

Sem comentários: