quarta-feira, setembro 26, 2018

As mesmas profissões nas duas Coreias, comunista e capitalista, em 30 fotos

Numa viagem entre as duas Coreias, o fotógrafo Edward “Ed” Jones da AFP comparou as pessoas que têm as mesmas ocupações, mas estão separadas pelo paralelo 38ºN. Eis as diferenças (e semelhanças) nos dois países em 30 imagens.

por: Marta Leite Ferreira, Observador.pt
O barco turístico na Coreia do Norte é pilotado por um capitão (do exército? da secreta?), os turistas não são esquecidos) 
Se reparar bem, na carrinha das compras do camarada norte-coreano está a sua filha e a sua pasta, nada mais)
Faça click para aumentar as fotos | ED JONES/AFP/Getty Images / Observador.pt
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, visitou a capital norte-coreana de Pyongyang entre 18 e 20 de setembro para a terceira cimeira com Kim Jong Un. O encontro entre o líder da Coreia do Norte e o presidente sul-coreano foi o mais recente passo na aproximação diplomática entre os dois países separados pelo Paralelo 38º N. Os dois líderes assinaram dois documentos que aprofundam a Declaração de Panmunjom: uma ameniza a tensão entre as duas Coreias, pede mais cooperação entre elas e promete a desnuclearização da península; enquanto a outra especifica medidas concretas para que isso se possa realizar.
No centro de tiros sul-coreano as armas estão livremente expostas na parede (foto em baixo, canto superior esquerdo)
Faça click para aumentar as fotos | ED JONES/AFP/Getty Images / Observador.pt
Se Coreia do Norte e Coreia do Sul estão cada vez mais próximas em termos diplomáticos, o estilo de vida da população continua distinto. A prová-lo está a combinação feita pelo fotojornalista Ed Jones ao serviço da Agence France-Presse e da Getty Images. Num projeto pensado para mostrar ao mundo a realidade social das duas Coreias durante a cimeira entre Moon Jae-in e Kim Jong Un, Ed Jones foi aos dois países e tirou fotografias que mostram como as mesmas profissões são exercidas num lado e no outro da fronteira.
Aparentemente no parque aquático em Pyongyang as pedras amontoadas no fundo da foto fazem parte de algum monumento de exaltação comunista, já em Seul o parque Carribean Bay exalta as Caraíbas)
Faça click para aumentar as fotos | ED JONES/AFP/Getty Images / Observador.pt
Ed Jones descobriu como as crianças brincam, as fábricas funcionam e os agricultores trabalham na Coreia do Norte e na Coreia do Sul. Depois, na combinação das imagens, mostrou as diferenças e as semelhanças na vida social dos dois países.
No laboratório informático em Pyongyang podemos ver uma “voluntária” e no máximo mais dois “estudantes”,
na sala de informática em Seul o ambiente é diferente.
Faça click para aumentar as fotos | ED JONES/AFP/Getty Images / Observador.pt
Ver as comparações na fotogaleria.

Sem comentários: