domingo, setembro 23, 2018

Ucrânia emite passaporte biométrico sob o № 10.000.000

No dia 21 de setembro o Serviço Estatal de Migração da Ucrânia (DMSU) emitiu o passaporte internacional biométrico ucraniano sob o № 10.000.000 à jovem moradora de Kyiv, Polina Saviniy.

A cerimónia oficial foi realizada com a participação do Presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, Ministro do Interior Arsen Avakov e chefe do Serviço Estatal de Migração Maxim Sokolyuk.
Polina Saviniy, Petró Poroshenko e pessoal do DMSU | foto: dmsu.gov.ua
Um ano e meio atrás, o Presidente Poroshenko foi o primeiro cidadão ucraniano à receber o primeiro novo passaporte biométrico. No dia 21 de setembro, o novo passaporte já receberam 10 milhões de cidadãos ucranianos. O passaporte da Ucrânia é aceite no espaço Schengen da União Europeia e “os cidadãos ucranianos não criaram nenhum problema aos nossos parceiros da UE”, frisou Petró Poroshenko.
Polina Saviniy e Petró Poroshenko | foto: dmsu.gov.ua
O Chefe de Estado também observou que este número – 10 milhões – confirma mais uma vez: aqueles que alegavam que os ucranianos não precisavam do regime de isenção de vistos com a Europa e nem dos passaportes biométricos, estavam muito (redondamente) enganados.

O chefe do DMSU Maxim Sokolyuk recordou que: “a introdução de documentos biométricos na Ucrânia está intimamente ligada ao regime de isenção de vistos entre Ucrânia e a UE. Foi precisamente na implantação do Plano de Acção para Facilitação do regime de Vistos, que o Serviço de Migração introduziu os documentos biométricos – o passaporte internacional e cartão de identificação nacional”.

É de notar que desde o início de 2018 na Ucrânia foram emitidos mais de 3,7 milhões de passaportes internacionais e cerca de 900 mil cartões de identificação nacionais. Todos os dias, o Serviço Estatal de Migração processa mais de 16 mil pedidos de emissão de passaporte biométrico, informa DMSU na sua página oficial.

Visitar Geórgia só com cartão de identificação
Foto ilustrativa: UNIAN
No dia 19 de setembro, o Gabinete de Ministros da Ucrânia aprovou o acordo com a Geórgia sobre as viagens isentas de vistos, com uso de cartões de identificação nacionais biométricos.

O texto do acordo estabelece que este entrará em vigor no trigésimo dia a partir da data de recebimento pelos canais diplomáticos da última notificação, por escrito, sobre a implementação pelas partes dos procedimentos internos necessários para a sua entrada em vigor.
Ver o Texto Integral do Acordo
Atualmente, entre Geórgia e Ucrânia, vigora o acordo sobre viagens com isenção de vistos, assinado em 31 de março de 1999, que, entre outras coisas, isenta os cidadãos da obtenção de vistos, mesmo para a permanência de longo prazo ou residência por mais de 90 dias, informa o Ministério do Interior da Ucrânia.

É de recordar que em março de 2017, a Turquia aprovou oficialmente a entrada no país de cidadãos da Ucrânia apenas na posse de cartões biométricos de identificação. Por sua vez, o Governo da Ucrânia, deliberou em março de 2018 a proibição de emitir os bilhetes de identidade nacionais em formato de “passaporte interno”, passando, obrigatoriamente ao formato de cartão de identificação biométrico

A 25ª posição no Global Passport Power Rank 2018
Faça click para verificar a posição do seu país
De acordo com a classificação internacional de passaportes Global Passport Power Rank 2018, o passaporte ucraniano ocupa a 25ª posição mundial e garante a isenção de visto em 90 países. Além disso, em 41 países, o cidadão da Ucrânia pode obter o visto na sua chegada, para visitar outros 67 países, ainda precisa solicitar o visto com antecedência. Entre os países para os quais os ucranianos ainda precisam de visto estão Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e China.

Desde a introdução de um regime de isenção de vistos com a União Europeia, o passaporte da Ucrânia ficou em 30º lugar na classificação global de influência.

Desde agosto de 2018 Ucrânia também ocupa a 4ª posição entre os países da ex-USSR, segundo a classificação IATA. Ucrânia superou todos vizinhos, excepto os membros da União Europeia  os passaportes da Letónia e da Lituânia permitem visitar 179 países sem vistos, e da Estónia – 178.

... e para terminar o tema
Foto ilustrativa (twitter.com/Kabmin_UA)
Desde o início do regime de isenção de vistos entre Ucrânia e a União Europeia (UE), 1 milhão e 290 mil ucranianos já se beneficiaram da isenção de visto para visitar a UE. A notícia mereceu atenção do Presidente Petró Poroshenko que também recordou que desde o dia 3 de setembro de 2018, a companhia aérea irlandesa Ryanair lançou uma nova rota entre Kyiv e Berlim.
imagem: twitter.com/poroshenko
O voo de Kyiv ao Berlim, lançado hoje pelo Ryanair, é uma das doze rotas que realizará a companhia no período de outono-inverno, com a Ryanair planeando transportar 635.000 mil passageiros [entre Ucrânia e Europa] por ano”, escreveu Petró Poroshenko.

Blogueiro: como acontece, quase sempre, nestes casos, as personagens que não gostam da Ucrânia ou do Presidente Poroshenko apresentam diversos argumentos contra o regime de isenção de vistos e contra a livre circulação dos ucranianos na Europa e no Mundo. A realidade é diferente. A liberdade de circulação apenas favorece Ucrânia e fortalece a economia ucraniana. Uma parte dos emigrantes optará por se fixar na Europa Ocidental. Outros voltarão ao país com o capital e iniciarão algum negócio na Ucrânia. Quase todos os ucranianos residentes na Europa mandam dinheiro à Ucrânia, apoiando às diversas causas sociais e ajudando aos amigos e familiares...
A família ucraniana Skrobach, residente em Portugal, ajudando aos voluntários ucranianos
do Setor da Direita (DUK PS) na linha da frente, agosto de 2015
Mas a consequência mais importante, é a mudança do vetor mental dos ucranianos. A isenção dos vistos permitiu aos ucranianos visitar Europa e perceber in situ que o futuro do país está na Europa, na família europeia e não em nenhuma URSS 2.0, por mais que isso pode custar de engolir à um dos seus vizinhos.

Sem comentários: