sábado, setembro 01, 2018

O lema lindo e auto-suficiente

O cartaz finlandês da época de Talvisota, 1940
Praticamente todos os ucranianos acima de 40 anos estudaram na escola soviética. Lá, desde a primária, foi-lhes colocada na cabeça uma fórmula até hoje absolutamente justa, perfeita e auto-suficiente. Um axioma. Uma operação, finita, como um roteiro de computador: – “Morte aos invasores ....-os/-is/-es”.

por: Volodymyr Boyko, Ucrânia (uma opinião no âmbito de liberdade de expressão)

Nesta fórmula, não existe nenhuma gota de emoção, nenhum grama de ódio. Simplesmente assim deve ser executada a função: “aos invasores = a morte”, apenas e só isso. Que ocupantes – da Babilónia, da Mesopotâmia, do Cretinistão, do Marte – não importa. Se és “ocupante”, então é a “morte” e mais nada. E enquanto este ou aquele povo possui o status de “ocupante”, essa função é executada automaticamente e sem quaisquer condições adicionais. “Antidesportivo”, “antiético”, “inculto”, “discurso de ódio”, “incitamento ao ódio”, “cínico” e várias outras anotações semelhantes estão fora deste roteiro.

Pertencem à uma outra vida. O status “ocupante” não possui estados, atributos ou propriedades adicionais. Simplesmente a “morte” e depois todo o resto. Primeiro e rapidamente a “morte”, e depois falaremos sobre ética... Mas morte sempre vem em primeiro. E até que eles mudem o seu status do invasor para qualquer outro, não poderá existir qualquer outro relacionamento. É como um vírus, um vírus pesado e mortal que ocupa células do seu corpo, não lhe causando nenhum desejo, exceto um – matá-lo imediatamente. Você não está atormentado por dúvidas morais e éticas sobre o vírus. Você não sente aversão pessoal à ele e não comunique com o vírus numa linguagem de ódio. Você simplesmente mata aquilo que o pretende matar.

Nem sei como explicar tudo isso aos nossos queridos fazedores da opinião e outros “peritos”. É tão fácil. É justo e moralmente certo. Se alguém invadiu a sua casa contra a sua vontade, ele é um ocupante e a morte é imediata. O ocupante não é uma pessoa, não é um cantor famoso, não é um ator, não é um cientista, não é um atleta, não é um poeta, nem é um escritor. Ele é um vírus, que primeiro leva a morte, e depois uma longa discussão sobre como aconteceu que, um homem de outrora, de repente se tornou um vírus.

Blogueiro: esperamos francamente que este texto não será censurado no Facebook, como já aconteceu com alguns outros textos do nosso bloque, escritos sempre em defesa da Ucrânia. Esperemos que a opinião objetiva e desapaixonada de um ucraniano não será entendida como violação de nenhuma das regras do FB, até porque “ocupante” não possui a nacionalidade ou origem étnica. Simplesmente é um ocupante, malfeitor, criatura fora de lei e que merece exatamente aquilo que artigo advoga)

Sem comentários: