quinta-feira, setembro 27, 2018

Índia quer comprar sistemas S-400 russos, pagando em óleo de palma

A Índia quer comprar cinco sistemas de defesa aérea russa S-400 “Triumph”, no valor de 5,43 bilhões de dólares, segundo o jornal indiano Times of India. O país pagará apenas 15% do valor no acto de assinatura de contrato, e o resto, durante 20 anos em “entregas”, nomeadamente em óleo de palma.   

Segundo o jornal, a decisão foi aprovada pelo Comité de segurança do governo da Índia sob a presidência do primeiro-ministro Narendra Modi. A assinatura do contrato espera-se no início de outubro, no decorrer da visita do presidente russo ao país. No entanto, a publicação observa que não há nenhuma confirmação oficial desta decisão.

Nota-se, que muito recentemente, os EUA impuseram as sanções à China, por causa da sua compra do mesmo sistema de mísseis S-400.

Mas como escreve o blogueiro militarista russo el-murid, o negócio envolve algumas nuances não relatadas pela mídia russa. Para comprar S-400, a Índia receberá um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares por um período de 20 anos e sob a taxa de juro de 1,2% ao ano. O retorno do empréstimo não será em dinheiro, mas em óleo de palma. A Índia realmente tem bastantes palmeiras.
Blogueiro: recebendo essas notícias extraordinárias é difícil não recordar a guerra fria, quando URSS fornecia as armas aos amigos comunistas e mesmo aos “não-alinhados” à troca de açúcar e camarão, sem contar com inúmeras promessas muitíssimo progressistas e abundantes slogans antiamericanos. “Victoria o muerte” clamavam habitualmente os amados líderes e por trás recebiam mais dois Rolex e uns tantos fatos de treino de bons brands ocidentais...

Sem comentários: