sábado, setembro 29, 2018

Junta de Donetsk liquida os rivais e tenta se entrincheirar no poder

Após a divulgação da informação do SBU sobre a participação do Denis Pushilin na eliminação do anterior líder de separatistas de Donetsk, o atual chefe interino da dita “dnr” agiu sem perder o tempo. Um dos grupos separatistas rivais perdeu a liderança e o congresso dos comunistas locais foi alvo de um ataque bombista.    
Pavel Gubarev - Died Moroz, Ucrânia em paz, década de 2010 
Primeiro, neste sábado, na cidade de Donetsk decorreu o congresso do assim chamado “partido Donbas Livre”, criado e liderado pelo clã Gubarev. Pavel Gubarev (1983) é um dos líderes separatistas da primeira leva, na Ucrânia era um pequeno empresário do ramo de eventos, ganhava dinheiro organizando e participando nas festinhas de crianças, se disfarçando de Died Moroz (Pai Natal/Papai Noel). Na juventude pertenceu ao grupo neonazi russo “Unidade Nacional Russa” (RNE), que participou, nas fileiras separatistas, na guerra russo-ucraniana sob o nome do “Exército Ortodoxo Russo”.
Jovem Pavel Gubarev era filiado no grupo neonazi russo “Unidade Nacional Russa” (RNE)
Na sequência do atentado e do acidente de viação, Pavel foi confinado à uma vida caseira, enquanto a sua esposa Ekaterina (que separatistas chegaram à nomear de “ministra dos negócios estrangeiros da dnr”), dirigia o partido e cerca de sete órgãos de comunicação social online, pertencenes ao clã e todas de inspiração separatista.
Ekaterina Gubareva, é uma alma artística
Neste sábado, 29 de setembro, Ekaterina foi levada à força para uma “conversinha” com as pessoas próximas do Pushilin, em que foi informada do seguinte (segundo as suas próprias palavras após a libertação): “Donbas Livre” deixa de pertencer e ser liderado pelo clã Gubarev, a própria Ekaterina, o seu 1º número na lista das próximas “eleições”, é excluída e nem sequer constará na nova lista do grupo. As sete páginas online, pertencentes ao clã, também foram tomadas de assalto e eventualmente mudarão de proprietários.
"Na lista eu era número um; agora nem sequer estou na lista")
Os apoiantes russos do clã Gubarev, escrevem, indignados, que Denis Pushilin está criar em Donetsk uma espécie da Coreia do Norte. Parece que só hoje é que repararam que matar os ucranianos e mesmo os seus próprios comparsas, torturar os cidadãos nas masmorras do “mgb dnr” faz mal à saúde. Os comunistas e nazis(tas) sempre estão convencidos de que as repressões, espancamentos e cadeias são ótimas. Até que chegue a sua vez, e o “amado líder” de amanha se torne “inimigo do povo” de hoje.
O pastor ucraniano Oleksandr Khomchenko após as torturas russo-terroristas
Como escreve o blogueiro ucraniano Denis Kazansky: “o mundo russo é assim mesmo, mas pelo menos podem ficar felizes, que não estão na Europa”)
Os separatistas de Donetsk queimam os comunistas locais...
No mesmo dia, em Donetsk decorria o “congresso” do partido comunista da dnr” (após a morte do Zakharchenko os separatistas se preparam para assim chamadas “eleições”, marcadas para o dia 10 de novembro de 2018). No local do “congresso”, ocorreu um atentado bombista de baixa intensidade, três pessoas foram feridas sem muita gravidade, entre eles, o candidato dos comunistas ao posto do líder da “dnr”, tártaro étnico Igor Hakimzianov (o “ministro da defesa da dnr” em abril-maio de 2014). Possivelmente, a baixa intensidade da explosão foi escolhida propositadamente, apenas para passar o recado aos comunistas locais, para que estes não se esquecem quem é que manda no pedaço.
Comunista Igor Hakimzianov, o “ministro da defesa da dnr” em abril-maio de 2014
É de notar, que segundo a “legislação” dos separatistas, este sábado é último dia para apresentação oficial de documentos dos “partidos” da dita “dnr”, que desejam participar no “processo eleitoral”. Por isso as ações do poder são perfeitamente compreensíveis. Quem apresentar os documentos em sintonia com Pushilin, fará parte do novo poder da dita “dnr”. Quem não conseguir os participar, será definitivamente marginalizado. Na “dnr” não existe nenhum mecanismo de reclamar os seus direitos preteridos. Mais uma vez: “o mundo russo é assim mesmo, mas pelo menos podem ficar felizes, que não estão na Ucrânia, nem na Europa”)   
Comunista Igor Hakimzianov, o “ministro da defesa da dnr” em abril-maio de 2014
Os próprios comunistas, por acaso, não têm dúvidas: “é uma tentativa de atrapalhar nossa participação nas eleições, nos deparamos constantemente com problemas na arrecadação de documentos”.
O momento exato de liquidação do Alexander Zakharchenko | faça click para ver vídeo
Como já escreveu, por diversas vezes, o nosso blogue no passado, só podemos desejar aos líderes separatistas a sabedoria de decidir a sua entrega atempada ao SBU e à justiça ucraniana. Os que não possuem a sangue ucraniana nas mãos, podem almejar as penas mínimas ou mesmo suspensas, os que cometeram os crimes de sangue serão condenados às penas até 15-20 anos de prisão efetiva. Por bom comportamento poderão sair após cumprir ⅔ das mesmas. É sempre uma mais-valia, comparada com a morte inglória, numa sarjeta qualquer, que a região de Donbas possui tantas...
Bónus

Como escreve o mesmo blogueiro Denis Kazansky, a assim chamada «comissão central eleitoral da dnr» foi encabeçada pela Olga Pozdniakova cidadã russa que antes da guerra russo-ucraniana era deputada municipal do partido governamental russo “Rússia Unida” na cidade de Shakhty da região russa de Rostov.
A cidadã russa Olga Pozdniakova, a chefe da «comissão central eleitoral da dnr»
Pelos vistos as futuras “eleições” não foram confiadas aos separatistas locais, um processo demasiadamente sério.

«A guerra civil na Ucrânia» é quando as «vontades eleitorais dos habitantes de Donbass» são garantidas pelos cidadãos russos. Que possivelmente, simplesmente se perderam naquela região.

© Denis Kazanskyhttps://www.facebook.com/andriy.shor/videos/2088755801154933

1 comentário:

Daniel Agl disse...

O comentário de Denis Kazansky "felicitando", "congratulando" os separatistas de não estarem na Europa é um remédio brilhante contra esses movimentos pró-Rússia.

Seria ótimo se toda a imprensa ucraniana colocasse essa congratulação irônica em todos os artigos relacionados à esses casos de supressão de direitos para todos os russos e demais separatistas se aperceberem que são vítimas de propaganda e da própria vaidade.

Graças à Deus, ainda que eu não concorde com tudo da UE, posso ter certeza que a maioria dos ucranianos estão tomando a decisão certa de se aproximar da UE, tendo assim um futuro de segurança nos direitos e um próspero futuro.