terça-feira, setembro 04, 2018

Coisas que comem e bebem os consumidores da Donbas ocupada (34 fotos)

Hoje mostraremos o que comem e bebem na Donbas ocupada, fora da linha da frente, sob ocupação temporária do grupo ilegal armado “dnr”. Todas as fotos foram feitas neste verão na cidade de Donetsk, mostrando o comércio local, sem embelezar ou denegrir a realidade das “repúblicas populares”...
Comparar com os mercados da Ucrânia
02. Começamos pelo talho/açougue e laticínios. A Fábrica de laticínios de Donetsk № 2 produz leite e nata sob a marca “Dobrynia”. 1 litro de leite custa entre 48 à 59 rublos russos, todos os preços desta reportagem são marcados em rublos e 1 dólar equivale aos 68,11 rublos (4/09/2018).

03. Leite “Volodarskoe” — alegadamente é um concorrente da “Dobrynia”, mas é produzido na mesma Fábrica № 2 de Donetsk.

04. As lojas mais “caras” vendem os laticínios sob a marca “Prostokvashino”, a marca é produzida de forma legal na Ucrânia e em Belarus, não se sabe qual delas é vendida em Donetsk. Em geral, os laticínios, ou são da fabrico local ou são produzidos na Rússia.

05. As margarinas e os toppings — existem muitas marcas baratas e prejudiciais à saúde, por usarem como ingrediente principal o óleo de palma. As marcas com pior qualidade usam as embalagens que dizem “GOST” [padrão estatal soviético, hoje simplesmente inexistente], usam o logótipo de padrão de qualidade soviético ou se chamam “Padrão de Kremlin”.

06. Um topping descrito pelo seu produtor russo como “Produto alimentar especializado para alimentação dietista”, ingredientes: óleo de palma, emulsificantes e outros produtos químicos.

07. Para os consumidores mais jovens escrevem “SEM OGM” e chamam o seu produto de “manteiga de óleo vegetal”, um dos ingredientes é “substituto da gordura do leite”, ou seja, óleo de palma.

08. Sabendo que os consumidores do espaço pós-soviético consideram os alimentos produzidos em Belarus como mais naturais e menos “químicos”, o produtor afirma que a sua manteiga foi feita dos ingredientes recebidos da Belarus. Os belarusos dizem que o produto é contrafeito, mas caso não for, significa que algumas empresas da Belarus vendem os seus produtos aos territórios ocupados de Donetsk.

09. Mais margarinas e toppings.

10. Alguns alimentos, no esforço de marketing, levam o nome de “belaruso”, como “leite belaruso” ou “nata belarusa”, embora o produto é local, “belaruso” é apenas o seu nome comercial.
O alimento na foto acima se chama “produto de nata”, o seu fabricante afirma que o produto tem a aparência e sabor típicos, mas também “economiza o seu orçamento”. Os ingredientes: óleo de palma, amido modificado, pectina e outros resíduos químicos semelhantes.

11. Mais um topping russo, o primeiro ingrediente citado (e que naturalmente terá o maior peso no produto) é óleo de palma.

12. Tipo queijos. “Produto derretido que contém queijo”. Fabricado na Rússia e óleo de palma é indicado como “óleo vegetal”, sem especificar que vegetal é esse.

13. Queijo “Rossiyskiy molodoy” (russo jovem), ingredientes: selante, conservante, corante, etc.

14. Talho/açougue. Salsichas, mortadelas, “mortadela com limão”. Os ingredientes ideais para o jantar romântico “Noite na dnr”.

15. Carne e carne moída...

16. Nos frigoríficos, que na Ucrânia eram preenchidos com as frutas, agora podemos encontrar alguns pêssegos, limões, muita cerveja e vinho barato, daquele que em Portugal se chama “tintinol”. Há maça boa a barata.

17. Caixas plásticas de aparência um bocado assustadora, possivelmente com batata e beterraba.

18. Uma oferta realmente abundante é de álcool:

19. Quem não gosta de vodca, por apenas 130 rublos (um pouco mais de 2 dólares), pode comprar a garrafita de vinho barato:

20. As montras de álcool são as mais bonitas [no primeiro plano a cerveja ucraniana “Obolon clara”, ao preço de 45 rublos]:

21. Aos “novorosos” mais abastados é oferecida uma escolha razoável de vinhos e conhaques:

22. Álcool ocupou vários outros departamentos do supermercado, por exemplo, as garrafas plásticas de cerveja barata plantadas na peixaria.

23. Departamento de culinária [alimentos semiacabados na base dos derivados da carne], está preenchido com vinho espumante.

24. Outra parte do departamento de culinária, preenchida com água mineral contrafeita, falsificação de “Borjomi” georgiana e da “Morshynska” ucraniana.

25. Álcool, misturado com sumos e refrescos para os mais novos:

26. Sumos:

27. Prateleiras com óleo [já muito próximo ao padrão soviético]:

28. Peixaria:

29. Doces:

30. Bolachas:

31. Waffles cremosos “tal como na URSS”:

32. Doces soviéticos com jam/geleia.

33. “Fanta” e “Sprite” contrafeitos:

34. Pedinte na entrada de uma loja fechada:

Os ideólogos de dita “novorossia” berravam nas ruas e praças de Donbas em 2014-15: “Ninguém colocará Donbass de joelhos!” O que se revelou uma boa dose da verdade – eles próprios, lidaram com sucesso com essa tarefa ingrata.
A tomada do hipermercado Metro pelos bravos da dnr, 28.05.2014
Fotos: fotógrafos | Texto: Maxim Mirovich e [Ucrânia em África]

Sem comentários: