sexta-feira, setembro 14, 2018

A grave crise económica, financeira e social que Ucrânia atravessa


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=719203208415747
Até o fim de 2020 só em Kyiv é planeada a construção e abertura de 14 (catorze) novos centros comerciais, nos próximos tempos na capital ucraniana serão inaugurados 4 (quatro) novos centros comerciais: Oasis, Blockbuster Mall, Smart Plaza Obolon e Good Life.
VRV Design
Os 5 dos 14 novos shoppings vão ter o espaço útil igual ou superior aos 100.000 m²: Blockbuster Mall na Avenida Stepan Bandera (187.000 m²), Ocean Mall na rua Antonovych (100.000 m²), South Mall no bairro Holosiivsky (293.000 m²), East Mall no bairrro Desniansky (200.000 m²) e Kiev Mall na Avenida Bazhan (145.500 m²).
Um dos novos centros comerciais é Ocean Mall, a sua abertura é prevista para o novembro de 2019. O novo shopping ocupará espaço do antigo Instituto de Informação Científica e Técnica na Praça Lybidska, mais conhecido em Kyiv como “edifício com disco voador”. Alguns adoradores da ideia clássica do que na Ucrânia “não muda nada” já chamaram o “disco voador” de “peça valiosa do brutalismo arquitectónico soviético”.  Para a sua desgraça, o “disco voador” será preservado pelos novos proprietários. As fotos que acompanham este artigo mostram como será o design futurista do novo edifício, de responsabilidade do estúdio ucraniano VRV Design.
“Peça valiosa do brutalismo arquitectónico soviético”
Como claro sinal da grave crise económica, financeira e social, devemos mencionar que o custo de projeto é de cerca 5 milhões da dólares e que o novo Ocean Mall será o local, onde será aberta a primeira IKEA na Ucrânia. A marca, que é considerada como topo da ética corporativa, até já começou o processo de recrutamento do pessoal para a sua nova loja.    
O edifício, do Instituto, construído em 1978, foi arrendado pelo estado ucraniano por 50 anos. Em troca, o prédio de 16 andares será reconstruído, nele funcionará o primeiro Museu de ciência para crianças e jovens, a parte estrutural da Pequena Academia de Ciências da Ucrânia para crianças em idade escolar, informa Kiev Express .

A necessidade da construção de novos centros comerciais e de entretenimento (o conceito ucraniano de shopping) é explicada pelo facto de que o crescimento do comércio à retalho na Ucrânia é um dos mais altos entre todos os países europeus (fonte).

… e como Ucrânia é retratada na imprensa portuguesa?

Além disso, o conflito religioso está também a ser utilizado pela classe política para desviar as atenções dos eleitores da grave crise económica, financeira e social que a Ucrânia atravessa. O domínio oligárquico, a corrupção e a falta de reformas estruturais continuam a contribuir para a degradação do nível de vida da população e à emigração de milhões de ucranianos.

O título do nosso artigo e a citação acima são trechos do artigo de opinião do nosso querido José Milhazes, intitulado Ucrânia: guerra religiosa com a Rússia promete novas convulsões, que é uma citação parcial, sem mencionar as fontes (Sic!), de um texto publicado no nosso próprio blogue sobre a possível próxima concessão de tomos e da autocefalia à Igreja Ortodoxa Ucraniana (conferir as semelhanças incríveis entre os dois textos: A decisão foi tomada: igreja ortodoxa ucraniana será absolutamente independente).    

Sem comentários: