sexta-feira, setembro 07, 2018

Armyansk: a catástrofe tecnogénica na Crimeia ocupada (9 fotos), 2ª parte

Ucrânia interrompeu, parcialmente e temporariamente, o funcionamento regular dos dois pontos de controlo na fronteira administrativa da Crimeia ocupada – «Kalanchak» e «Chaplynka». No entanto, Ucrânia permitirá entrada, ao seu território, de viaturas particulares e das pessoas que fogem da Crimeia atingida pela catástrofe tecnogénica. Pelo lado russo, mais uma vez as autoridades delegaram a tarefa do “salvamento dos afogados” às mãos dos próprios afogados.
Os pontos de controlo da parte russa mostram os sinais claros de degradação, as armas e objetos metálicos são atacados por uma corrosão sem precedentes (fotos acima e abaixo):
Surgem as notícias sobre os curto-circuitos e apagões na rede elétrica local. Aparentemente a corrosão fortíssima e muito rápida ataca os fios elétricos, subestações, sistemas de transformação e de transporte de energia.

Até hoje não se sabe a quantidade dos reagentes que foram lançados ao meio ambiente e se transformaram em ácidos, em contacto com água e ar. Não se sabe o seu tipo e a dinâmica da sua penetração ao meio-ambiente. O poder russo de ocupação esconde os dados e isso é apenas a constatação realista...

Os ecologistas da Crimeia informam que a catástrofe já chegou até a cidade de Dzhankoy: as árvores começaram adoecer e a qualidade do ar piorou. Uma das hipóteses, é que a água contaminada não se avaporou, mas entrou no sub-solo e agora estã contaminar os lenções de água subterráneos.

Na cidade de Armyansk os moradores locais efetuaram uma verificação simples de acidez da chuva. Verificação banal – soda na frigideira. Segundo a foto, pH da chuva é muito abaixo de 7 neutra, a soda (!) “ferve”:
Nas ruas da cidade começaram aparecer os animais da pequena porte mortos:
Os objetos metálicos sem pretecção especial são atacados pela corrosão, mas mesmo os objetos especiais, peças medicinais, que possuem essa proteção, são atacados na mesma:

Sem comentários: