terça-feira, setembro 25, 2018

Made in Ucrânia: o novo MBT ucraniano na base do T-64

O blindado ucraniano da série T-64 possui um grande potencial para a sua modernização, e o MBT T-64BM Bulat não é a sua versão final; em 2019 Ucrânia apresentará uma nova versão do T-64 – neste momento o equipamento está sendo trabalhado no Bureau de Construção “Morozov” em Kharkiv.
Blindado T-64 "base" da fábrica ucraniana "Morozov" no museu
A informação foi confirmada pelo chefe da Direção Central de Blindados das Forças Armadas da Ucrânia (FAU), Major-General Yuriy Melnyk: “Teremos uma máquina que, em termos de suas qualidades de combate, excede a capacidade do tanque Bulat, tanto em termos de segurança, quanto de mobilidade. O trabalho é realizado de forma abrangente – no que diz respeito à mobilidade, as melhorias no motor e no sistema de transmissão, nos sistemas de comunicação, navegação e controlo/e de armamento”, escreve a página ucraniana OPK.com.ua
A vista parcial lateral do novo blindado ucraniano
O desenvolvimento do novo blindado tem dois objetivos: criar um equipamento económico e em um curto espaço de tempo, que, de acordo com suas qualidades de combate, corresponderá aos requisitos estabelecidos pelas FAU e encontrar um substituto para o T-64TM Bulat.
Blindado ucraniano T-64BV
Blindado ucraniano T-64BV-2
Anteriormente, nos polígonos das FAU se iniciaram os testes de fogo do tanque T-72AMT, produzido pela Fábrica de Blindados de Kyiv, que pode usar vários tipos de munição, incluindo mísseis guiados de alta precisão “Kombat” (Combate). Além disso, o tanque recebeu a proteção de uma nova geração, usando as grades anti-cumulativas. O veículo de combate é uma versão modernizada do tanque T-72A.

Os dados técnicos do T-64BM Bulat (fonte)
Blindado ucraniano T-64BM Bulat
O blindado ucraniano T-64BM Bulat é um produto de modernização profunda do blindado T-64BV, com um número de melhorias vindas do T-84BM Oplot. A modernização ucraniana do blindado-base T-64BV até o nível T-64BM Bulat, custa cerca de 3 vezes menos do que a produção de um T-90A.

O T-64BM possui o motor bastante poderoso e mais barato do que os blindados da série T-90/S/A, com possibilidade de uso de novos motores 5TDFMA-1/6TD-2, mira panorâmica, termovisor e sistemas de proteção passiva “Dublet” e de proteção ativa “Zaslon”, ambas de fabricação ucraniana.
Blindado ucraniano T-84 Oplot-M
Mecanismo de carregamento do T-64BM Bulat possui 28 tiros e pode ser regulado, a capacidade de disparos do T-90 é de apenas 22 tiros, sem possibilidade de ser regulação. Os motores ucranianos da série 5TD/6TD, usados no T-64BM Bulat, possuem o desenho mais “frio” do seu escape, graças às características construtivas das séries T-64 e T-84 (são cerca de 1,5 vezes menos notados pelos sistemas de termovisão, comparados com os tanques das séries T-72 e T-90 com motores V-84/V-92).

A reparabilidade do tanque T-64BM Bulat (substituição do bloco único de motor e da transmissão) no campo de batalha leva entre 2,5 à 6 horas. A substituição do motor nos tanques T-90S/A demora cerca de 24 horas.

O T-64BM Bulat é muito mais suave em movimento do que o tanque T-90A. As vibrações em solo duro são menores e a precisão do disparo em movimento é maior. Assim como as, muito boas, capacidades do T-64BM de se mover nos terrenos lamacentos.

Conclusões:

Os MBT russos da série T-90/S/A são inferiores ao T-64BM Bulat no domínio do poder de fogo, na sua eficácia e na precisão, permeabilidade e a capacidade de manobra, ergonomia, facilidade de operação e da manutenção.

Bónus
Ler mais | arte do Rado Javor "Campo de girassóis"
Um dos combates registados entre T-64BV ucraniano e T-72B russo se deu no verão de 2014 no leste da Ucrânia no decorrer da guerra russo-ucraniana. Exército ucraniano tentava, à todo o custo, conter a ofensiva russa. O jovem comandante do tanque ucraniano, tenente Artem Abramovich (21/04/1990), deliberadamente embateu o seu blindado T-64BV contra o russo T-72B, à fim de salvar os militares em retirada. No combate as forças russas perderam dois T-72B e FAU perderam um T-64BV e um blindado ligeiro BMP-2. Ambos os tanques foram destruídos e jovem tenente (tal como os seus dois companheiros) perdeu a vida, mais tarde ele foi condecorado com a medalha “Herói da Ucrânia”.

Sem comentários: