domingo, junho 16, 2019

Bibliografia e filmografia dos criadores da série «Chernobyl»

Após a exibição do último capítulo da minissérie «Chernobyl» — o seu criador, Craig Mazin, divulgou no seu twitter a lista de livros e filmes, nos quais se inspirou durante a escrita do guião e da produção da série. O nosso blogue publica a lista, completada pela página lituana «Meduza».

Livros

«Vozes de Chernobyl. História de um desastre nuclear» (1997, 2016 em Portugal)
Ler e/ou comprar
O livro da Svetlana Alexievich — a escritora belarusa e prémio Nobel da literatura se baseia nas conversas com centenas de participantes e testemunhas do desastre nuclear de 1986. A história de Lyudmila Ignatenko, esposa e, depois, a viúva do bombeiro Vasyl Ignatenko que morreu de doença aguda de radiação, literalmente cita o primeiro capítulo de “Vozes de Chernobyl” em muitos detalhes. O livro, publicado pela primeira vez em 1997, foi traduzido em várias línguas, formando a base de filmes e produções teatrais. A tradução para o inglês (lançada em 2005 sob o título de Voices of Chernobyl – Vozes de Chernobyl) recebeu, em 2005, o Prémio do Círculo Nacional de Críticos do Livro dos EUA (na categoria de Não-ficção/Nonfiction).

«Chernobyl 01:23:40: The Incredible True Story of the World's Worst Nuclear Disaster» (2016)
Ler e/ou comprar | imagem: Meduza.io
A crónica da catástrofe, descrita pelo jornalista americano Andrew Leatherbarrow contêm uma descrição detalhada dos acontecimentos do dia 26 de abril de 1986, dezenas de fotografias e explicações do autor sobre as suas viagens para Chornobyl.

«Ablaze: The Story of the Heroes and Victims of Chernobyl» (1993)
Ler e/ou comprar | imagem: Meduza.io
O escritor britânico Pierce Paul Read, minuto a minuto, reconstituiu os eventos de 26 de abril de 1986 e nos dias subsequentes. O autor também descreve o destino das pessoas envolvidas no rescaldo do desastre ou que viviam perto da estação/usina nuclear. Livro foi publicado em 1993.

«The Truth About Chernobyl» (1987)
Ler e/ou comprar | imagem: Amazon
O famoso livro do engenheiro e ensaista soviético/russo Grigori Medvedev, que na década de 1970 trabalhou na estação/usina nuclear de Chornobyl. Livro foi escrito imediatamente após o acidente, em 1987, mas foi publicado pela primeira vez apenas em 1989. No prefácio do livro, o académico e dissidente soviético Andrei Sakharov chamou-o de uma história “competente e destemidamente sincera” sobre a tragédia de Chornobyl.

«The Legacy of Chernobyl» (1992)
Ler e/ou comprar | imagem: Meduza.io
O livro da cientista e dissidente soviético Zhores Medvedev, que entre 1990 à 1992 trabalhou na expedição radiobiológica da Academia Russa de Ciências na Zona de Exclusão de Chornobyl. Escrito em 1992 em inglês.

«Chornobyl» (1987)
Ler online em ucraniano
A história documental do cientista, escritor e ensaista ucraniano Yuri Shcherbak, escrita em 1987. O livro foi concebido pelo autor como um “estudo literário das causas do acidente na central nuclear de Chornobyl”. No seu livro Yury Shcherbak se baseia em relatos de testemunhas, na base dos quais, e pela primeira vez, foi reconstituído o decorrer do acidente. O seu livro conta os pormenores da percepção ucraniana e soviética daquilo que aconteceu, incluindo usa os diálogos com Valery Legasov.

Ler ou comprar (a edição ucraniana)

Filmes e série

«Chornobyl.3828» (filme completo, 26:56):
Filme documental ucraniano de 2011 do realizador Serhiy Zabolotny. O filme é dedicado às pessoas que trabalharam na eliminação das consequências do desastre de Chornobyl, o título é a homenagem aos 3.828 gatos do telhado de Chornobyl.

O 4º episódio da série de HBO se baseia quase literalmente neste filme ucraniano.

«Chornobyl. A crónica das semanas difíceis» (filme completo, 56:12):
O filme documental do realizador ucraniano Vladyslav Schevchenko, filmado em 1986. Em março de 1987, e apenas um mês após a estreia do filme, o realizador morreu em Kyiv devido a doença da radiação aguda e envenenamento químico grave, resultado de sua permanência na estação/usina nuclear de Chornobyl.

A obra se foca sobre os esforços de recuperação dos resultados do desastre nuclear e contém cenas inéditas do trabalho dos mineiros. No filme aparece, pela primeira vez, a imagem de um cartaz escrito à mão exigindo que os mineiros trabalhem 24 horas por dia. O filme foi comprado por 132 países, ganhou prémios em nove festivais internacionais de cinema e entrou para a história do jornalismo ucraniano e mundial do século XX.

«Ludmila's Voice» (filme completo, 1:11:23):
O documentário sueco de 2001, baseado nas memórias de Lyudmila Ignatenko, a viúva do bombeiro de Chornobyl Vasyl Ignatenko, que morreu de doença aguda de radiação num hospital de Moscovo. O filme é inteiramente sobre Lyudmila (e sobre seu filho), a história é contada pela própria, que chega à voltar ao seu apartamento em Pripyat, onde morava com Vasyl antes do desastre.

«Surviving Disaster. Chernobyl Nuclear Disaster», (filme completo, 59:05):
Filme documental da BBC de 2006.

«Zero Hour: Disaster at Chernobyl Discovery Channel (2004)», (episódio completo, 46:41):
A série documental canadense-britânica da Discovery Channel, que foi exibida em vários canais de TV em inglês entre 2004 à 2006. O primeiro capítulo da primeira temporada foi dedicado ao desastre na central nuclear de Chornobyl.

«Seconds from Disaster S01E07 Meltdown in Chernobyl» (episódio completo, 49:50):
A série documental americana de National Geographic, dedicada à investigação de desastres provocados pelo homem e desastres naturais, bem como a análise das razões que levaram à sua ocorrência. O 1º capítulo da 1ª temporada foi dedicado ao Chornobyl (S01E07).

Bónus: fotos e outras matérias
Ver e/ou comprar | imagem: Amazon
Craig Mazin recomenda duas coleções de fotografias dedicadas ao desastre na estação/usina nuclear de Chornobyl – o álbum “A Longa Sombra de Chernobyl (Shadow of Chernobyl, em inglês, alemão e francês) do fotógrafo alemão Gerd Ludwig da revista National Geographic e o trabalho do canadense Robert Polidori “Zona de exclusão: Pripyat e Chernobyl”. 
Ver e/ou comprar
O realizador também menciona o relatório especial da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Como melhor material visual para aqueles que querem entender as doses de radiação, Mazin aponta o esquema criado pelo autor dos quadrinhos/BD conhecido como Xkcd.
Faça click para aumentar a imagem | Wikipédia

Sem comentários: