sexta-feira, junho 21, 2019

Revolta patriótica em Tbilissi na Geórgia

Na Geórgia decorrem os protestos anti-Rússia massificados e espontâneos. O motivo foi a presença no Parlamento da Geórgia do deputado comunista da Duma russa, convidado para a abertura da um assembleia de ortodoxia, que ele abriu, se sentando na cadeira do chefe do parlamento georgiano.
Se recordando bem das relações históricas entre Geórgia e Rússia, da guerra de 5 dias de 2008, a ideia de permitir que o deputado comunista se senta na cadeira do chefe do Parlamento georgiano seguramente não foi uma ideia muito inteligente.

A presidente da Geórgia exclui a “união ortodoxa” com a Rússia

Como escreveu Salome Zourabichvili na sua página de Facebook, Geórgia não pode estar na união ortodoxa com a Rússia, país que ocupou uma parte do seu território.
“A Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia? O que mais isso significa? Que união ortodoxa pode existir com o país que ocupa não apenas nossos territórios, mas também luta com a religião, com todas as regras cristãs […] Não há nada ortodoxo aqui! O caminho usual da Rússia, em que religião é usada para fins políticos! E se for assim, por que jogamos esse jogo político também?” – escreveu Zourabishvili.
A sessão da Assembleia não pôde retomar a sua reunião após o intervalo. Deputados da oposição do parlamento da Geórgia protestaram que a sessão foi aberta pelo deputado russo comunista (Sic!) Sergei Gavrilov. Durante o intervalo, eles tomaram o lugar do Presidente do Parlamento e disseram que não permitiriam que Gavrilov e outros deputados russos estivessem no plenário.
Depois disso, os delegados da Assembleia Parlamentar Interparlamentar de Ortodoxia (MAP) começaram a deixar o prédio do Parlamento georgiano. Como informou o representante da Assembleia, a sessão não continuará no Parlamento da Geórgia.
No dia 21 de junho ocorreram os confrontos junto ao edifício do parlamento georgiano em Tbilissi devido o início da 26ª Sessão Geral da Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia. Mais de 10.000 georgianos vieram com bandeiras de Geórgia e Ucrânia e retratos de Putin que queimaram em protesto contra a participação na sessão do Presidente da Assembleia Parlamentar de Ortodoxia, deputado da Duma, membro do Partido Comunista da federação russa, Sergey Gavrilov.
Os manifestantes exigem a renúncia do chefe do parlamento, que permitiu a presença dos russos no Parlamento e o ministro do Interior, que não garantiu a devida implementação das leis. Uma das principais palavras de ordem foi «fora com ocupantes da terra georgiana». Os manifestantes tentaram ocupar o Parlamento do país, a polícia respondeu com gás lacrimogéneo e balas de borracha.Existe a informação sobre os manifestantes feridos.Confrontos em Tbilisi decorreram na manha do dia 21 de junho, quando a polícia tentava esvaziar as ruas próximas do parlamento, situado no centro de Tbilissi.
Uma georgiana ferida com a bala de borracha na perna
Bala de borracha: pelo menos dois manifestantes perderam olhos

Sem comentários: