sábado, junho 22, 2019

Viktor Tsoi: o roqueiro que minou o cinzentismo soviético

No dia 21 de junho de 1962 nasceu um dos roqueiros soviéticos mais anti-soviéticos de sempre, coreano étnico Viktor Tsoi. Poeta, músico, líder do grupo de culto “Kino”, que morreu no auge da sua fama e glória aos 28 anos.

Vale ressaltar que Tsoi apareceu pela primeira vez na televisão não como músico, mas como um artista plástico profissional e fabricante de figuras japonesas netsuke. Durante algum tempo ele trabalhou numa oficina de restauração.

A sua primeira atuação em Kyiv terminou com a deportação para Moscovo. Em 1984, o desconhecido Tsoi participou um concerto de rock clandestino, chamado “kvartirnik” (literalmente apartamenteiro) num apartamento não muito longe da Procuradoria de Kyiv. O concerto foi interrompido por uma visita do polícia do bairro. O proprietário do apartamento conseguiu esconder a fita com a gravação do concerto, caso contrário Tsoi poderia ser judicialmente acusado de “atividade laboral ilegal.

Em 1986, já após o início da Perestroika, o seu grupo “Kino” veio à Kyiv – para participar no filme musical ucraniano “O fim de férias escolares” (1986):
A música “Noite calma” foi escrita por Tsoi naqueles dias. A partir do 10º andar do hotel “Slavutych”, onde ele morava, abria uma bela vista sobre o rio Dnipro e a cidade noturna de Kyiv. Dizem que essa paisagem e o clima social que prevalecia em Kyiv inspiraram Tsoi às rimas: “Eu estava esperando por esse tempo, e agora o tempo chegou. Aqueles que ficavam calados deixaram de calar. Aqueles que não têm nada à esperar, montam o selim, não os alcançar, já não os alcançar” (fonte).

Sem comentários: