sábado, junho 08, 2019

Ex-oficial do “Alfa” SBU e ciborgue do DAP entra na política ativa

O ex-oficial do agrupamento “Alfa” da secreta ucraniana SBU, o tenente-coronel Roman “Grom” Kostenko, que participou na defesa do DAP, optou por fazer a parte da lista do partido liberal Holos, liderado pelo músico e líder do grupo “Okean Elzy” Svyatoslav Vakarchuk.

Roman Kostenko servia no “Alfa” de SBU, mas após o dia 5 de maio de 2014, “Alfa” deixou de ser usada na frente da batalha como infantaria linear, passando agir na retaguarda e participando nas operações especiais, e Kostenko, como um combatente bem treinado e motivado, queria participar em combates. Ele tirou férias no SBU e secretamente, sem avisar os colegas ou família, foi para o aeroporto de Donetsk (DAP) para combater lá como voluntário. Na parede, onde os ciborgues deixavam as suas assinaturas havia uma inscrição “CSO “A” Grom Mykolaiv”. Foi um ato muito significativo, o militar de carreira, oficial decente, saindo de férias para o lugar mais perigoso da guerra russo-ucraniana, onde constantemente decorriam os combates corpo-à-corpo.

Roman é um oficial de spetsnaz profissional, ele se graduou no curso-Q das Forças de Operações Especiais (SSO) das Forças Armadas da Ucrânia (FAU), sob a orientação de instrutores americanos, ou seja, a pessoa tem o desejo de evoluir, ele poderia não fazer isso, o curso não é nada fácil, tem a duração de seis meses.
Roman Kostenko na OAT | arquivo pessoal
Até hoje, na Internet não se encontram as fotos do Roman com a face destapada, apenas a política poderá mudar essa situação (ler mais sobre Roman Kostenko).

No DAP, Roman Kostenko, um sapador motivado, se destacou pela organização da minagem do perímetro interior, no momento em que a metade do terminal estava perdido, conseguindo surpreender, de forma muito criativa, os mercenários russo e separatistas, que atacavam constantemente as forças ucranianas.

Até recentemente o tenente-coronel Kostenko era vice-chefe do agrupamento “Alfa” na região de Mykolaiv. Anteriormente servia na 79ª Brigada aerotransportada das FAU.
"Alfa" SBU na zona de OAT | arquivo
Blogueiro: neste momento, o partido Holos, que foi formalmente apresentado ao público ucraniano pela primeira vez em 16 de maio de 2019, é o partido que está crescer mais rapidamente nas preferências dos eleitores ucranianos, evoluindo dos 4,6% (16-21 de maio de 2019) aos 5,6% (29 de maio – 3 de junho de 2019), ou seja, crescendo em 1% em cerca de duas semanas.
Svyatoslav Vakarchuk na apresentação do seu partido Holos, Kyiv, 16/0/2019
O partido se posiciona como um partido de centro-esquerda, oficialmente, a sua ideologia é “social-democracia; liberalismo e pró-europeismo”. Tudo indica que o partido poderá “canibalizar” uma parte dos eleitores do Volodymyr Zelensky, aqueles que, por um lado, apoiam o vetor pró-europeu da Ucrânia (adesão à EU e NATO/OTAN) e por outro lado votaram em Zelensky como forma de protesto contra o lento avanço de várias reformas estruturais do país.

Sem comentários: