quinta-feira, junho 27, 2019

Ucrânia abandona APCE/PACE e é seguida por seis nações europeias

Após a aprovação do texto que torna possível o retorno da Rússia à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), Ucrânia decidiu abandonar o organismo, decisão apoiada e seguida por Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Polónia e Eslováquia.

Intervenção do deputado ucraniano Olexiy Honcharenko (discurso em inglês):
Estas delegações anunciaram a inadmissibilidade de suspender sanções aplicadas à Rússia. Sobre a ameaça dessa decisão à própria existência do APCE/PACE. Apelando aos seus próprios Parlamentos e Governos para que decidam sobre a participação futura dos países no trabalho da PACE.

Declaração dos membros das delegações da Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Ucrânia na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (a declaração foi apoiada pelos deputados individuais da Albânia, Grã-Bretanha e Suécia).

26 de junho de 2019 STRASBOURG | A restauração incondicional dos direitos da delegação russa sem que a federação russa honre qualquer uma das exigências da Assembleia, contraria os valores fundamentais do Conselho da Europa e do seu Estatuto. Este passo envia um sinal muito negativo ao país que recorreu à agressão armada, envenenamento de indivíduos, não respeita os direitos humanos dos seus cidadãos e não promove mas procura desestabilizar as democracias em toda a Europa.

Hoje, nós, como delegados de nossas nações, não temos respostas às nossas nações sobre como exatamente o Conselho da Europa está protegendo seus direitos se parece estar mais interessado em proteger o bem-estar de um agressor do que as vítimas de agressão e de repressão.

O futuro do Conselho da Europa está sob ameaça como um todo, porque o CdaE está perdendo a confiança das pessoas que ele deveria proteger.

Voltamos para casa para consultar nossos Parlamentos e Governos sobre as ações conjuntas na Assembleia nas próximas sessões.

Desejamos boa sorte à recém-eleita Secretária-geral [a democrata-cristã croata Marija Pejčinović Burić] e esperamos que ela encontre uma maneira de resolver esta crise de confiança sem precedentes que foi criada nesta semana.

Bónus

No dia 26 de junho as forças russo-terroristas abriram fogo de morteiros contra a localidade de Avdiivka (sob controlo ucraniano), atingindo várias casas particulares na rua Lisova, a casa que sofreu mais é Lisova № 11.

Sem comentários: