quinta-feira, junho 13, 2019

Kyiv e não Kiev: os EUA aprovam o nome correto da capital ucraniana

https://www.facebook.com/Kyivnotkiev
O Conselho de Nomes Geográficos dos EUA decidiu substituir o nome oficial da capital da Ucrânia de “Kiev” para “Kyiv” na base internacional de nomes geográficos. Informação foi avançada pela Embaixada da Ucrânia nos Estados Unidos na sua página de Facebook.

O Conselho de Nomes Geográficos dos Estados Unidos apreciou o apelo do Embaixador da Ucrânia nos EUA, Sr. Valeriy Chaly, e decidiu, por unanimidade, substituir o nome oficial da capital ucraniana de “Kiev” para “Kyiv” na base de dados internacional. As mudanças apropriadas nas bases oficiais do Conselho de Nomes Geográficos dos EUA serão efetuadas em 17 de junho.
“Esta decisão é muito importante e dá um empurrão para corrigir o nome oficial da capital da Ucrânia, mesmo fora os EUA, especialmente em voos internacionais e nos aeroportos internacionais em todo o mundo, pois as organizações internacionais, incluindo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), se baseiam em nomes geográficos da base de dados do Conselho de Nomes Geográficos dos EUA”, – explica a embaixada da Ucrânia.
https://www.facebook.com/Kyivnotkiev
Até os gatos sabem, é Kyiv e não Kiév
Atualmente, o nome da capital ucraniana está sendo corretamente indicado na União Europeia, assim como nos aeroportos da Alemanha, Canada, Turquia, Finlândia, Lituânia, Suíça, aeroportos de Londres, Budapeste e no maior aeroporto do mundo em Istambul.


De acordo com as decisões da 10ª Conferência das Nações Unidas sobre a Padronização de Nomes Geográficos (UNCSGN) e das orientações de UNGEGN (Grupo de Peritos das Nações Unidas sobre Nomes Geográficos), o Ministério dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores da Ucrânia solicitou à comunidade internacional o uso do nome geográfico de “Kyiv”, como a forma ucraniana do nome, ao invés de usar o antigo modelo soviético.
http://unstats.un.org/unsd/geoinfo/geonames/?fbclid=IwAR2VKDbWjJr8c-M2eRupRpEKAKTjOx58peLfDldooyHvuMilawtyiE8WIDw
Desde outubro de 2018, a Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em conjunto com o Centro de Comunicações Estratégicas StratCom Ukraine iniciou uma campanha on-line #CorrectUA, cuja finalidade foi a utilização correta do nome Kyiv (#KyivNotKiev), informa a página ucraniana Espreso.tv

Sem comentários: