domingo, junho 02, 2019

Reconhecer Holodomor como genocídio contra povo ucraniano (NZ)

É muito importante assinar a petição ao Parlamento da Nova Zelândia, de reconhecimento do Holodomor como genocídio contra o povo ucraniano.

A petição foi criada no âmbito de reconhecimento internacional do Holodomor de 1932-33 como o Genocídio contra o povo ucraniano. É uma iniciativa importante da sociedade civil ucraniana, que poderá ajudar à diplomacia da Ucrânia. A petição estará em aberto até o dia 24 de novembro, reunindo as assinaturas para que o documento seja apreciado no Parlamento da Nova Zelândia e colocado para a votação (não existe o limite de assinaturas, por isso quando mais assinaturas tiver a petição é melhor, a nossa causa nobre fica mais fortalecida).
Até recentemente (31 de maio) a petição tinha apenas 888 assinaturas, mas logo que a Diáspora e amigos da Ucrânia intervieram, as assinaturas aumentaram e neste momento o documento já foi assinado por 4.726 pessoas, o número que deve e pode ser melhorado.

“A Câmara dos Representantes exorta o Governo a reconhecer a fome/genocídio ucraniano de 1932-33 (o Holodomor) e condenar qualquer tentativa de negar ou distorcer essa verdade histórica como sendo nada menos que genocídio”, – diz a petição.

Holodomor de 1932-1933 é um genocídio do povo ucraniano, levado a cabo pelo regime comunista totalitário da URSS. O número total de vítimas do Holodomor ainda não foi calculado, os historiadores o avaliam entre cerca de 3,5 à 7 milhões de pessoas.

Em novembro de 2006, a Verkhovna Rada da Ucrânia reconheceu o Holodomor de 1932-1933 como um genocídio do povo ucraniano. Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia, como Genocídio, no nível internacional, além da Ucrânia, é reconhecido por 15 estados membros da ONU e pelo Estado do Vaticano.
Recentemente, vocês, queridos leitores do nosso blogue ajudaram a recolher 50.000 assinaturas para que Holodomor seja reconhecido como genocídio dos ucranianos pelo Bundestag da Alemanha.
No fim, você assinou uma petição muito importante e teve a oportunidade de treinar o seu maori. Gaste mais 5 minutos do seu tempo e informe os seus amigos e familiares sobre a petição.

Glória à Ucrânia!

Sem comentários: