quinta-feira, junho 20, 2019

RIP Dmytro Tymchuk: coordenador do grupo OSINT «Inforesist»

Em Kyiv morreu Dmytro Tymchuk, tenente-coronel das FAU, deputado do Parlamento da Ucrânia (Frente Popular) e coordenador do grupo OSINT «Inforesist». A morte se deu em resultado do ferimento de uma arma de fogo.

A Polícia Nacional da Ucrânia está seguir três pistas principais: acidente, suicídio e assassinato.

Sabe-se que no momento da morte, tenente-coronel Tymchuk não estava sozinho no seu apartamento em Kyiv. “Por isso, neste momento [a polícia] está recolher o depoimento da cidadã, que estava presente no apartamento, bem como dos vizinhos”, – explicou o chefe Polícia Nacional da Ucrânia Serhiy Knyazev. Num comentário ao jornal “Ukrayinska Pravda”, o porta-voz da polícia, Yaroslav Trakalo, confirmou que o processo criminal foi aberto sob artigo № 115 do Código Penal da Ucrânia “assassinato intencional”.

Dmytro Tymchuk é um dos heróis da resistência ucraniana de 2014-15. Ao contrário de muitos, a sua guerra com a Rússia, começou muito antes da invasão da Crimeia e de Donbas. Desde 2008, Tymchuk contrariava as operações de informação dos serviços de inteligência russos, como militar do Ministério da Defesa e como voluntário. Na era de Yanukovych, o seu trabalho não parecia ter nenhuma esperança, mas ele não se quebrou. Foi um dos poucos na Ucrânia que realmente entendia que a guerra moderna é um complexo de operações informativas de combate.

A informação mobiliza a sociedade para a guerra, a informação motiva os soldados, a informação recolhe recursos, a informação determina o nível de apoio da política externa.

Sem apoio efetivo da informação, a mobilização da Ucrânia para se defender da agressão da Rússia seria impossível. Dmytro foi um daqueles que pessoalmente determinou as direções da guerra de informação e defesa da Ucrânia.

O blogue do Tymchuk era uma das principais fontes de informação sobre a guerra e tinha um tremendo significado do ponto de vista militar. Os enormes recursos da propaganda russa foram lançados para desacreditar Tymchuk, o inimigo entendeu perfeitamente a importância da cobertura qualitativa e pró-ucraniana dos eventos, as grandes possibilidades de influência de Tymchuk nas redes sociais e nos meios de comunicação em massa.
Os méritos de Dmytro Tymchuk merecem a maior recompensa do estado [embora essas recompensas precisam os vivos e não os que já tombaram pela Pátria].

E todos nós devemos lembrar a memória de Dmytro, para quem a lembrança do início da Guerra da Independência será sempre sagrada, quem leu as anotações de Tymchuk todos os dias nos momentos mais difíceis...

Glória aos Heróis!

Sem comentários: