domingo, junho 16, 2019

O passaporte da República Popular da Ucrânia (UNR)

O passaporte internacional da República Popular da Ucrânia (UNR), emitido cerca de 100 anos atrás. O documento, preenchido em ucraniano, francês e alemão era reconhecido por alguns países europeus, EUA e Argentina. Depois veio a ocupação bolchevique soviética, terror, repressões, Holodomor e a perca total da Independência nacional.
É de notar que o documento foi emitido aos 16/11/1921 pela Embaixada da Ucrânia em Berlim em nome do Boris Rode, médico ucraniano de origem alemã (Rhode), nascido em 5 de dezembro de 1889 na cidade de Odessa. A sorte posterior do Boris Rode é desconhecida.
No momento da emissão do passaporte, as autoridades da UNR já foram forçadas deixar Ucrânia, invadida militarmente pelo exército da Rússia soviética, mas os militares ucranianos ainda resistiram na luta altamente desigual.

O passaporte internacional da República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR), emitido também cerca de 100 anos atrás. O documento é preenchido em ucraniano, francês e inglês. Em 22 de janeiro de 1919, a ZUNR se uniu à República Popular da Ucrânia, passando ser conhecida como a Região Ocidental da República Popular da Ucrânia (ZOUNR). Em 18 de julho de 1919 no decorrer a guerra polaco-ucraniana, ZUNR/ZOUNR foi ocupada pela Polónia e anexada pela Polónia, Roménia e Checoslováquia.
Imagem: Wikipédia
O passaporte foi emitido em 1922, pelas autoridades ucranianas no exílio para Sofia Rusova (nascida Lindfors, 18 de fevereiro de 1856 – 5 de fevereiro de 1940) uma pedagoga ucraniana, autora, defensora dos direitos das mulheres e ativista política.
Imagem: arquivo
Por último, um dos primeiros selos postais da UNR. O antigo selo czarista russo foi carimbado com a estampilha conhecida como “mata selos”, com a imagem do pequeno brasão de armas da Ucrânia – tryzub (tridente).

1 comentário:

Rubens Bulad disse...

Sobre o selo: Várias emissões da Russia Czarista receberam a sobrecarga manual com o Tridente Ucraniano, e é possível distinguir cada cidade de acordo com a cor ou o tamanho/formato do tridente. São centenas de selos diferentes, e... bom, veja você mesmo o sobrenome do autor (um ucraíno-canadense) que é o maior especialista neles: https://www.worthpoint.com/worthopedia/bulat-ukraine-classic-stamp-catalog-140171154