terça-feira, junho 11, 2019

Angola compra 16 sistemas de mísseis lituano-ucranianos

Em 2018 Angola comprou na Lituânia duas baterias (16 unidades) de sistemas autopropulsados de mísseis 2K12M1-2L «Kvadrat-2L» (nome de exportação 2K1M1-2L «Kub-2D») – a modernização ucraniana de sistema de mísseis 2K12 «Kub».

A modernização e modificação do sistema de lançamento 2P25-2L foram desenvolvidas pela empresa ucraniana NVO «Aerotechnika-MLT» no âmbito de modernização do sistema soviético de mísseis ZRK 2K12 «Kub» até ao nível 2K12M1-2L «Kub-2D» (2K12M1-2L «Kvadrat-2L»).

A modernização permite melhorar as características e estender a funcionalidade do sistema de mísseis, através da implementação de novos algoritmos para dispositivos de processamento e visualização, usando processamento digital de sinais na base de elementos modernos, com a selecção digital de alvos móveis e a leitura e processamento automático de informações.
O sistema 2K12M1-2L «Kub-2D» (2K12M1-2L «Kvadrat-2L») exibido pela Litak-Tak
Na Lituânia, os trabalhos de modernização foram levados a cabo pela empresa Litak-Tak (representante lituano na UE da empresa ucraniana «Aerotechnika-MLT»), através de canibalização técnica, em que à partir de 2-3 sistemas de lançamento era criado um único sistema moderno, na base dos componentes de modernização, fornecidos pela Ucrânia.
 
Informação original lituana fornecida à ONU (UNROCA)
Oito sistemas de lançamento 2R25M2 e SURN 1S91 foram importadas para Lituânia da Polónia em 2016.


Ajuda militar lituana à Ucrânia

Nos dias 10-11 de junho, Lituânia ofereceu à Ucrânia quase 1 milhão de munições para armas ligeiras e metralhadoras de fabrico soviético, o valor da transferência é de cerca 255,5 mil euros, informa a página lituana Delfi.lt

As munições, que exército lituano já não usa (o país é membro da NATO/OTAN e usa o padrão NATO), foram transportadas pelo cargueiro Il-76MD, pertencente à Força Aérea da Ucrânia. A decisão de transferência de munição foi tomada pelo governo lituano no início de fevereiro de 2019.

“A transferência faz parte do apoio consistente e abrangente da Ucrânia pela Lituânia, que fortalece as capacidades de defesa e garante a independência, soberania e integridade territorial de seu estado”, disse o ministro da Defesa da Lituânia, Raimundas Caroblis.
Os instrutores militares lituanos na Ucrânia | © JAV Armijos nuotr.
O primeiro carregamento de munições e certos tipos e elementos de armas foi enviado à Ucrânia em 2014, logo após a anexação e ocupação russa da península da Crimeia, conjugado com apoio russo dos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

Sem comentários: