quinta-feira, junho 13, 2019

Libertação de Mariupol: 5º aniversário da vitória ucraniana

Cinco anos atrás, em 13 de junho de 2014 as forças ucranianas libertaram a cidade estratégica de Mariupol. Uma parte das forças separatistas da dita “dnr” foi liquidada em combate, outros foram capturados e se retiraram da cidade para sempre.

Ofensiva ucraniana começou pelo uso da metralhadora pesada ZU-23. Nas vésperas, na base do batalhão Azovem Berdyansk, alguns camiões/caminhões civis foram reforçados com placas de aço, dado que o batalhão não possuía os blindados próprios. Num destes blindados improvisados se transformou o camião/caminhão KamAZ (foto abaixo e acima), armado com a metralhadora pesada NSV 12,7 «Utyos».
A fotógrafa e atualmente oficial ucraniana Olena Bilozerska participou na operação como repórter, uma parte das fotografias é da sua autoria.
Andriy Biletskiy, comandante do "Azov"
O porto de Mariupol e as suas grandes empresas industriais, sem dúvida, deram a esta cidade uma tremenda importância estratégica e fizeram dela uma das principais cidades de todo o confronto na Donbas. Como resultado da batalha, na rua Hretska (Grega) foram feridos dois combatentes do batalhão “Azov”. Durante a limpeza de Mariupol dos separatistas, foram eliminados as suas barricadas e pontos-chave e as forças ucranianas tomaram o controlo de todos os pontos estratégicos da cidade. Cerca de 20 separatistas foram capturados, incluindo o “prefeito popular”, separatista Olexander Fomenko.
No primeiro plano Andriy Biletskiy e Olena Bilozerska
O blindado ligeiro dos separatistas queimado pelas forças ucranianas
Nas fotos, a limpeza de Mariupol dos bandos armados ilegais pró-russos, efetuada pelas forças conjuntas ucranianas, compostas pelo batalhão “Azov (agora a unidade especial da NGU), combatentes dos batalhões “Dnipro” e “Aydar”, as unidades das Forças Armadas da Ucrânia, entre outros, em 13 de junho de 2014.
Barricada dos separatistas em 12/06/2014
A mesma barricada em 13/06/2014
Os separatistas capturados, 13/06/2014
Fotos: Vijsjkova Istorija; Olena Bilozerska.

Sem comentários: