quinta-feira, junho 06, 2019

Como Hitler e Estaline dividiam a Europa


https://maxim-nm.livejournal.com/509305.html
Pela primeira vez na história, a federação russa publicou os originais do “Pacto de não-agressão” entre Alemanha nazi e URSS comunista — antes, os historiadores tinham acesso apenas às cópias alemãs dos mesmos documentos.

O Departamento Histórico-documental do Ministérios dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores da federação russa divulgou os originais russos do Pacto de não-agressão e da famosa adenda secreta — na base da qual Hitler e Estaline/Stalin dividiam a Europa. Os documentos provam, sem margem da dúvida que URSS não entrou na II G.M. em 1941 como vítima, mas foi em 1939 — como agressor e aliado do Hitler — atacando Finlândia e Polónia. Depois, para apagar este fa(c)to foi inventado o termo soviético de “Grande Guerra Patriótica” [a guerra nazi-soviética de 1941-45] — cujo objetivo era provar a “inocência” da União Soviética face ao ataque do Hitler.

O Pacto possui sete artigos. As partes prometem de se abster de quaisquer a(t)os de violência recíproca, o Art. № 3 sublinha — “Os governos de ambas as partes pactuantes permanecerão, no futuro, em contato, entre si, para a consulta, a fim de informar, mutuamente sobre questões que afetam seus interesses comuns”. A Europa já estava em plena II G.M., e URSS comunista, de fa(c)to, estava abraçar os nacional-socialistas — pois os considerava seus aliados naturais.

A adenda secreta, cuja autenticidade durante décadas foi contestada pelos comunistas, esquerda totalitária e os fãs da URSS. Documento diz — “discutimos a questão da delimitação de áreas de interesse mútuo na Europa Oriental. Ou seja, mais uma vez claramente duas potências totalitárias dividem a Europa entre si.

Até decidiram onde passará a fronteira entre eles, a Finlândia é chamada de “Estado Báltico” (juntamente com Lituânia, Letónia e Estónia) — a URSS atacou o país na Guerra de Inverno/Talvisota de 1939, mas não contou com a resistência firme dos finlandeses.

Existe ainda um “esclarecimento” técnico da adenda secreta, que trata de delimitar a futura fronteira comum entre Alemanha nazi e URSS comunista:
Em 1939 Hitler e Estaline/Stalin eram dois ditadores amigos e aliados, decididos redesenhar o mapa político mundial. A URSS internacional-socialista e Alemanha nacional-socialista usavam o slogan de luta pelo bem-estar dos “operários e camponeses” dividiam a Europa — Estaline/Stalin apoiava Hitler na sua luta contra “imperialistas britânicos e franceses”, os carregamentos soviéticos de trigo, [aço e combustível] seguiam para Alemanha nazi mesmo no dia 22 de junho de 1941 [início da guerra nazi-soviética].

Imagens: arquivo | Texto: Maxim Mirovich e [Ucrânia em África]

Sem comentários: