sábado, junho 08, 2019

O comediante Volodymyr Zelensky ganhou triunfantemente o poder na Ucrânia, mas ninguém acredita nele

Ucrânia tem um novo presidente, o país com 40 milhões de habitantes agora é governado por Volodymyr Zelensky, um ator e artista sem experiência política, sem equipa e de fa(c)to, sem nenhum programa.

por: Serhiy Zhadan*, Neue Zürcher Zeitung

Em 20 de maio, Volodymyr Zelensky foi solenemente apontado como o sexto presidente da Ucrânia. Isso encerrou um período extremamente intenso de seis meses para Ucrânia, caracterizado por campanhas eleitorais, promessas, acusações, agitação relacionada à propaganda e suspeita populista de manipulação. Ucrânia agora tem um novo presidente, o país com 40 milhões de habitantes é agora governado por Volodymyr Zelensky, um ator e artista sem experiência política, sem equipa e de fa(c)to, sem nenhum programa. Zelensky conseguiu um resultado incrível – 73% dos votantes votaram nele.

O resultado reflete muito claramente o humor na sociedade ucraniana: os eleitores estão cansados ​​do sistema político anterior, a ideia deles – na qual a propaganda russa desempenhou um papel fundamental – há muito tempo a pobreza, a ausência de reformas genuínas, corrupção e o fracasso dos esforços de paz na Donbas.

Toda a retórica da campanha eleitoral teve como objetivo culpar pessoalmente Petró Poroshenko, [imputar-lhe] a responsabilidade por todos os abusos no país. Os meios de comunicação russos declararam abertamente que, para a Rússia (e, portanto, também para seus simpatizantes na Ucrânia), a meta eleitoral era destituir Poroshenko do poder; os canais de TV da Ucrânia, que estão sob o controle de oligarcas hosis ao Poroshenko, em princípio, diziam o mesmo.

Ler mais em alemão
foto: The British Library
* Serhiy Zhadan, nascido em 1974 em Starobilsk, é um dos principais autores da Ucrânia contemporânea.

Sem comentários: