sexta-feira, fevereiro 15, 2019

O 30º aniversário do fim da guerra colonial soviética no Afeganistão

Hoje é o 30º aniversário da retirada das tropas soviéticas do Afeganistão. Oficialmente, cerca de 3.500 ucranianos morreram nesta guerra colonial, a quem os líderes comunistas soviéticos tiveram o descaramento ideológico de chamar de “dever internacionalista”.
A guerra mostrou que a URSS tinha um enorme exército, mas não conseguia combater a guerrilha sem sofrer grandes perdas, apesar de sua esmagadora superioridade técnica. A guerra também mostrou que as pessoas não estavam prontas para derramar a sangue num jogo político estúpido, mesmo que isso tenham sido enganadas pela propaganda comunista.
Propaganda soviética: «páraquedistas soviéticos contam às crianças afegãs sobre Lenine»
O aniversário da retirada das tropas não é nenhum feriado. Mas este é o dia em que é necessário, com dignidade, lembrar os mortos e os sobreviventes dessa tragédia que durou dez anos, e não esquecer as suas lições. Os soldados ucranianos de 18-20 anos não carregam as culpas de União Soviética que lhe deu a ordem, embora são responsáveis pelos crimes que eventualmente cometeram contra os civis afegãos. A URSS não existe mais – a guerra afegã injusta e desnecessária tornou-se um dos principais fa(c)tores no colapso do império soviético. Vários veteranos ucranianos da guerra no Afeganistão vieram em defesa do seu país após a agressão armada da federação russa em 2014, e havia entre eles heróis que tinham sobrevivido Afgan e deram suas vidas lutando contra a nova aventura de Moscovo na Ucrânia. Devemos lembrar todos deles.
Monumento aos ucranianos mortos no Afeganistão na cidade ucraniana de Khmelnytskiy
A foto mostra o sargento da 56ª Brigada Aerotransportada, ucraniano Oleh Mikhnyuk, um dos heróis da guerra no Afeganistão depois de voltar para casa em 1989.
Em 2014, a “sua”, mas já russa, 56ª Brigada Aerotransportada participou da invasão da Ucrânia. Oleh Mikhnyuk (que na Maydan era comandante da 8ª centena “afegã”) se tornou voluntário do batalhão “Aydar” e teve a morte heróica nos combates nos arredores de Luhansk, postumamente ele foi reconhecido como Herói da Ucrânia.
Oleh Mikhniyk (27/10/1965 — † 20/08/2014),
foto de 2014 @LionKing
O desconhecimento da história faz apenas com que as pessoas cometem os mesmos erros repetidas vezes.
Historiador Volodymyr Viatrovych: “Recordamos, mas não sentimos orgulho”...
Ler mais:
Abandonados: os POW soviéticos no Afeganistão: 1ª parte; 2ª parte; 3ª parte

Sem comentários: