segunda-feira, fevereiro 11, 2019

OZSP “Azov” está em plena atividade na linha da frente

No dia 8 de fevereiro, os membros da Unidade especial da Guarda Nacional da Ucrânia (NGU), “Azov”, que funciona em conjunto com a 30ª Brigada das FAU, aniquilaram o blindado ligeiro BMP das forças russas nos arredores de Horlivka.


Nos arredores de Horlivka, na “área cinzenta”, que segundo os acordos de Minsk-2 deve ser controlada pela Ucrânia, as forças ucranianas detetaram uma unidade dos mercenários russos, que estavam violar o espírito e a letra do acorde de cessar-fogo. O comandante ucraniano foi forçado à emitir a ordem do uso de mísseis ucranianos antitanque “Stugna-P” e “Korsar” contra os equipamentos militares do inimigo.
Os combatentes do “Azov” optaram por uma solução económica, colocando na “área cinzenta” dois morteiros SPG-9M de 120 mm, numa “posição fechada”, invisível ao olho nu do inimigo. A correção do fogo foi efetuada à partir de um drone.
Faça click para ver o vídeo
O fogo ucraniano começou às 14h55, foram efetuados 8 disparos, após o impacto direto, o BMP inimigo começou a arder, o que significa que este alvo foi acertado com sucesso:

As unidades móveis ucranianas rapidamente recuaram, o inimigo não reagiu ao bombardeio repentino, a sua resposta foi muito atrasada e aleatória, sem causar nenhum dano aos ucranianos.

Esta é a segunda batalha bem-sucedida de “Azov” naquela área.

No dia 3 de fevereiro, as unidades de “Azov” efetuaram uma curta batalha na “área cinzenta” nos arredores da vila de Zaitseve, que, sob os termos dos acordos de Minsk-2, deveria estar sob o controlo/e das tropas ucranianas. “Azov” efetuou as ações da defesa ativa contra o posto de controlo/e russo, que viola, maliciosamente as condições de cessar-fogo. No combate às distâncias bastante próximas, os ucranianos abateram um mercenário russo, e depois mais um, dos que tentavam retirar o primeiro corpo. Sem nenhuma baixa ucraniana.
Os russos acabaram por abandonar o corpo, isso é bem visível na imagem acima do drone ucraniano perto de Zaitseve. 

Deve-se notar que agora todos os casos confirmados de baixas inimigas por tropas ucranianas são sem demora encorajados pelo comando das Operação das Forças Conjuntas (OFC). Já no dia 6 de fevereiro, os combatentes do “Azov” receberam as condecorações e prémios departamentais (Storm e Pentágono receberam a distinção “Pela bravura do serviço”; já Dubok, Vela, Vaïchik, Lemish, Kit, Himar e Albert mereceram as menções honrosas).

Glória à Ucrânia!

Recordamos, que o retorno de “Azov” à linha da frente foi relatado na imprensa ucraniana no dia 1 de fevereiro, embora a unidade entrou ao serviço algumas semanas antes.
A batalha da unidade “Sturm-C” do capitão Oleksiy Semizhenko
Blogueiro: as informações que chegam da linha da frente dão conta que as forças ucranianas receberam as ordens e os meios para alvejar “qualquer alvo que se move”, usando à vontade os mísseis nacionais “Stugna-P” e “Korsar”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Victor Lenta como um honesto cidadao nos protestos dos coletes amarelos em Paris:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/.br/como-a-extrema-direita-se-infiltra-nos-protestos-dos-coletes-amarelos-na-franca/