As
empresas ucranianas pertencentes à corporação da defesa UkrOboronProm estão
terminar uma série de testes da nova blindagem do blindado BTR-4 no âmbito do
aumento da produção destes veículos para as necessidades do exército ucraniano
(FAU).
Durante
os testes os novos BTR-4 percorreram várias centenas de quilómetros, no campo e
nas estradas pavimentadas, e a sua nova blindagem passou pelos testes de tiro,
nomeadamente foi alvejada por fogo de metralhadoras pesadas.
Dessa
forma, as duas unidades de Kharkiv, “Fábrica Malyshev” e “Bureau Morozov” estão
prontas e licenciadas, para, no decorrer de 2019, começar a produção em massa do
BTR-4 com blindagem de fabrico ucraniano (aço blindado de marca 71).
Uma decisão tecnológica que permite aumentar significativamente a capacidade de
fabricação e de transferência dos blindados às necessidades do exército
ucraniano.
O
blindado BTR-4 foi desenvolvido por engenheiros ucranianos do “Bureau Morozov”,
o equipamento foi usado na Operação Antiterrorista (OAT) desde 2014 e se
mostrou como bastamente eficaz no campo de batalha.
O
nível de proteção do BTR-4 é um dos maiores entre veículos blindados das Forças
Armadas da Ucrânia. O blindado é armado com o módulo de combate BM-7 “Parus”
com canhão automático de 30 mm, sistema de mísseis antitanque “Baryer”,
morteiro automático e uma metralhadora pesada. Graças ao uso de sistemas digitais
de tiro e de orientação, BTR-4 é capaz de atingir os alvos blindados numa
distância de até 5 km.
BTR-4
usa motor alemão Deutz e a transmissão automática americana Allison, que
permitem levar o blindado de 22 toneladas às velocidades de até 110 km/h.
Até a data, as carroçarias blindadas do BTR-4 eram
fabricadas na empresa privada da Fábrica de Ferragem Mecânica de Loziv (LKMZ),
que em 2018 recebeu a encomenda de 40 unidade do BTR-4. Devido ao aumento da
demanda e das limitações da ordem de aumento da sua capacidade de produção, UkrOboronProm
tomou a decisão estratégica de licenciar a produção do BTR-4 na “Fábrica
Malyshev” em Kharkiv.
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