sábado, fevereiro 09, 2019

A batalha da unidade “Sturm-C” do capitão Oleksiy Semizhenko

Exatamente quatro anos atrás, aos 8 de fevereiro de 2015, decorreu o combate melhor sucedido do sistema de mísseis antitanque “Sturm-C” da 44ª Brigada de Artilharia, comandada pelo capitão ucraniano Oleksiy Semizhenko contra um grupo de blindados das forças russo-separatistas.


Encontrando a concentração de unidades da 1ª brigada motorizada do 1º corpo de exército de ocupação russo, a bateria do Semizhenko os alvejou, de uma distância de vários quilómetros nos arredores da aldeia de Kalynivka. O inimigo russo não conseguia reagir – o lançamento foi feito a partir de uma distância muito afastada e os mísseis “Sturm” são supersónicos.
Capitão ucraniano Oleksiy Semizhenko
O capitão Semizhenko anotou no seu diário que entre os dias 5-9 de fevereiro a sua bateria destruiu quatro tanques (MBT) e um blindado ligeiro MTLB. Oleksiy é um oficial muito honesto e profissional, o seu relatório foi confirmado com precisão por fotos e vídeos. Mas afinal errou num dos pontos, de acordo com os dados russo-separatistas, a sua bateria destruiu não um, mas dois blindados MTLB!

Foram os seus mísseis “Sturm”, que no dia 8 de fevereiro de 2015 destruíram o blindado T-72 com uma das melhores tripulações de mercenários russos, comandada pelo “herói da dnr” Vitaly Zakharchuk. O seu tanque parou no meio do campo agrícola gelado e estava se reabastecendo de munições, trazidas pelo MTLB. As posições ucranianas não eram visíveis, parecia que nada ameaçava T-72. Mas dois mísseis “Sturm” rasgaram o T-72 em pedaços, e a detonação destruiu o MTLB. Fotos e vídeos do MTLB ao lado dos restos do tanque foram registados pelas diversas fontes.

Os combatentes ucranianos do capitão Semizhenko agiram com tanta competência que as forças terroristas nem sequer se aperceberam o que havia acontecido.

O capitão Semizhenko foi premiado por suas ações exemplares, a bateria recebeu todos os prémios devidos pela destruição dos equipamentos inimigos. O oficial continua a servir nas Forças Armadas da Ucrânia.

...e em 2019

Muito recentemente, a 10ª brigada de assalto da montanha das FAU em apenas 5 dias destruiu 4 unidades de equipamentos militares pesados russo-terroristas. Para o efeito foi usado o sistema de mísseis antitanque ucraniano Stugna-P (exportado sob marca de “Skif”), embora a propaganda russa fala em uso dos Javelin (na realidade os Javelin são bastante caros para serem usados contra MTLB):
Ler mais sobre Stugna-P
30.01.19 – camião/caminhão KamAZ com infantaria;
31.01.19 – blindado MTLB com metralhadora pesada ZU-23-2 e sua tripulação;
03.02.19 – blindado MTLB com metralhadora pesada ZU-23-2 e sua tripulação;
04.02.19 – camião/caminhão KraAZ com infantaria.

Todos os casos se deram quando as forças russo-separatistas tentaram se aproximar às posições ucranianas e atacar, em violação do acordo de Minsk-2. As forças ucranianas agiram dentro do seu direito de defesa ativa...
Os operadores (na foto acima) não são nem “os americano”, nem “os polaco”, são várias equipas móveis, pertencentes a 10ª Brigada (que já submeteu os documentos oficiais para que os heróis ucranianos sejam condecorados).
São exémplos práticos de como agem e reagem as FAU nesta guerra russo-ucraniana, usando armamento nacional, que finalmente chegou à linha da frente em números adequados (fonte).

Blogueiro: no fim de 2018 – início de 2019, as FAU receberam um lote alargado de mísseis ucranianos antitanque “Stugna-P”, cerca de 25 sistemas e 300 mísseis (os números são aproximados). Os 250 mísseis Javelin que Ucrânia recebeu dos EUA em 2018 e de forma gratuita fazem parte da reserva estratégica e serão usados apenas no caso de as forças regulares russas tentarem uma ofensiva terrestre em larga escala com uso dos seus MBT´s.

Sem comentários: