quarta-feira, fevereiro 13, 2019

A crueldade suprema da Ucrânia na Donbas

Em agosto de 2014, os blindados do exército regular russo, violando a fronteira estatal russo-ucraniana, avançavam na direção de Donetsk. Em algum momento a coluna militar russa foi alvejada pela artilharia ucraniana, que aparentemente usou os mísseis Tochka-U.

Os blindados pertenciam à 21ª Brigada de infantaria motorizada do exército russo. As fontes OSINT mostram que a brigada perdeu na Ucrânia 3 blindados principais T-72BA e dois blindados ligeiros BMP-2.
Várias fontes OSINT mencionam pelo menos dois militares do exército russo, que foram mortos nestes combates soldado Vasili Karavaev (13.03.1994-27.08.2014) e 2º sargento Ismagilov Abdula Magafurovich (10.09.1986-27.08.2014).
Abdula Ismagilov morto na Ucrânia é homenageado em Sol-Iletsk (Rússia)
O sargento Abdula Ismagilov é natural da cidade russa de Sol-Iletsk, situada bem longe da Ucrânia, quase na fronteira com o Cazaquistão. É errado chamar os dois de “mercenários”, é impossível os considerar como “voluntários”, pois eram militares do exército russo no ativo e ambos receberam a ordem oficial de invadir Ucrânia, anexando o seu território e matando os ucranianos...
Dados oficiais russos sobre a morte do Abdula Ismagilov e o estado da sua
campa na Rússia, onde deixou a mãe e viúva
Os blindados foram parados pela artilharia ucraniana, que como último recurso, frequentemente usava em 2014-15 os mísseis Tochka-U, quase único meio para parar a invasão militar russa de larga escala, baseada no uso maciço dos seus blindados MBT.

Karavaev e Ismagilov morreram num ponto geográfico cerca de 100 km dentro do território da Ucrânia. Ismagilov foi condecorado com a medalha póstuma de “Coragem”. Sobre o Karavaev os russos contam que este morreu quando foi “defender a fronteira russa”, vítima do bombardeamento ucraniano.
#UcrâniaTuÉsCruel acreditam os familiares do terrorista russo morto
Um dos sobrinhos do Ismagilov homenageia a morte “heróica” o tio com uso do hashtag #UcrâniaTuÉsCruel, sem se aperceber da ironia suprema da situação. Ucrânia “cruel” foi forçada à liquidar os invasores armados, que invadiram o país, à bordo de um blindado. Mas as invasões frequentemente fazem mal à sua saúde e bem-estar dos ocupantes. Ucrânia não é nenhuma excepção dessa regra geral, embora nem toda a gente se apercebeu disso...

Sem comentários: