sexta-feira, fevereiro 08, 2019

Ucrânia garante o seu caminho à UE e à NATO via Constituição

O Parlamento ucraniano (Rada Suprema) adotou a lei que introduz emendas à Constituição da Ucrânia, em relação ao curso estratégico do Estado para adquirir à União Europeia e à NATO/OTAN.

Um total de 334 (de acordo com a vice-presidente do Parlamento da Ucrânia, Iryna Gerashchenko houve 335 votos favoráveis, pois o cartão de votação de um dos deputados não funcionou corretamente, informa a Missão da Ucrânia na UE) deputados votou favoravelmente a lei respectiva, dos 300 votos necessários para aprovar a decisão, escreve agência ucraniana Ukrinform.
Resultados oficiais da votação: à favor 334; contra 35; se abstiveram: 0; não votaram 16
O Presidente Petró Poroshenko, que iniciou a adoção da lei, fez um discurso antes da votação.
O documento introduz emendas à Constituição da Ucrânia, que garantem a irreversibilidade do curso estratégico do estado para obter a adesão plena na União Europeia e na NATO/OTAN.

Ao mesmo tempo, as Disposições Transitórias da Constituição excluem uma cláusula que prevê o uso de bases militares existentes no território ucraniano para o estacionamento temporário de formações militares estrangeiras sob termos de arrendamento de acordo com os tratados internacionais.

O preâmbulo da Constituição fala agora sobre a identidade europeia do povo ucraniano e a irreversibilidade do percurso europeu e euro-atlântico da Ucrânia.

A lei também acrescenta a seguinte redação ao artigo 102 da Constituição: “O Presidente da Ucrânia é o garante da implementação do curso estratégico do Estado para adquirir a plena adesão da Ucrânia à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte”.

Ao mesmo tempo, Rada Suprema determinará os princípios de implementação, e o governo garantirá a implementação do curso estratégico da Ucrânia para a obtenção de adesão plena na UE e na NATO/OTAN.
A ambição euro-atlântica da Ucrânia
A lei entra em vigor a partir do dia seguinte ao dia da publicação no jornal oficial do Governo ucraniano.

Em 22 de novembro de 2018, o Parlamento aprovou em primeira leitura o projeto de lei № 9037, que introduz emendas à Constituição da Ucrânia sobre o curso do país para a adesão à UE e à NATO/OTAN. O anteprojeto foi apoiado por 311 deputados.

Ao mesmo tempo, o Tribunal Constitucional emitiu um parecer positivo no caso de uma moção constitucional do Parlamento para concluir sobre o cumprimento do projeto de lei № 9037 sobre a introdução de alterações à Constituição da Ucrânia, que prevê o estabelecimento de um curso estratégico do estado da plena adesão na UE e na NATO/OTAN.

Sem comentários: