quarta-feira, fevereiro 27, 2019

Canção russa sobre o bombardeio nuclear dos “negros” e da América

No dia 23 de fevereiro de 2019, na Catedral de Santo Isaac de São Petersburgo, o coro de concerto municipal apresentou a canção sobre o bombardeio nuclear dos “negros” e da América.
Uma das passagens da canção:

Cochilam docemente luzinhas na costa de Norfolk,
Dormem brinquedos cansados, negros dormem em silêncio,
Me desculpe América, boa América,
Mas quinhentos anos atrás você foi descoberta em vão.

Tru – la – la, tru – la – la,
Eu posso fazer tudo por três rublos!
Ao meio fica a terra queimada do
Adversário!

O concerto, que decorreu na principal Catedral ortodoxa de São Petersburgo, foi dedicado ao feriado de 23 de fevereiro, celebrado na Rússia como “Dia de Defensor da Pátria”. O público presente apoiou à música com aplausos e a Igreja Ortodoxa Russa (IOR) não reagiu oficialmente ao sucedido.

É de recordar que duas integrantes da banda russa Pussy Riot foram presas em 2012 e condenadas à 3 anos de prisão efetiva (cumprindo 21 e 24 meses respetivamente), acusadas de “vandalismo motivado por intolerância religiosa”, devido à uma dança silenciosa [música e vozes foram colocados no vídeo posteriormente] efetuada na Catedral de Cristo Salvador de Moscovo. Na altura, o líder da IOR, o Patriarca Kirill I, não pediu nenhuma clemência e até disse que as artistas estavam fazendo o trabalho do demónio.
A canção de Andrei Kozlovsky “Em um submarininho”, escrita na década de 1980, no auge da Guerra Fria, de repente se tornou muito relevante na Rússia dos tempos modernos...

Sem comentários: