terça-feira, abril 03, 2018

O envenenamento de Sergei Skripal: a apresentação oficial britânica

O jornal russo Kommersant publicou a apresentação britânica, que a embaixada da Grã-Bretanha em Moscovo, alegadamente, distribuiu no dia 22 de Março, em forma impressa, por entre cerca de 80 representantes do corpo diplomático estrangeiro, sediado na capital russa.

O governo da Grã-Bretanha chamou a Rússia de “responsável, sem dúvida” de envenenamento do ex-coronel do GRU Sergey Skripal. Anteriormente, Londres considerava que Moscovo é responsável com “alto grau de probabilidade”.
A presentação contem seis páginas, contando com a capa, que de forma pormenorizada seguem a cronologia dos acontecimentos entre 4 à 20 de Março: a informação sobre o agente químico Novichok e a sua atuação no corpo humano, além de uma lista de ações hostis da Rússia em relação a outros países, incluindo o envenenamento em 2006 de Alexander Litvinenko, agressão contra Ucrânia e ataques cibernéticos.
No fim, a apresentação fala sobre as medidas que Londres tomou em relação ao Moscovo, incluindo o congelamento de contatos bilaterais; a luta contra o crime e a corrupção; outras medidas para combater o estado hostil, nomeadamente o fortalecimento do controlo de fronteiras.
De acordo com o Kommersant, durante a apresentação, o embaixador britânico em Moscovo Laurie Bristow pediu os presentes para apoiar Reino Unido e tomar medidas adequadas para garantir a maior segurança internacional. Um dos participantes no encontro na embaixada britânica, o embaixador dos EUA na Rússia, Jon Huntsman, em uma entrevista recente, explicou que a posição de Londres, declarada no documento, foi de tudo convincente.

Sem comentários: