terça-feira, agosto 21, 2018

GULAG soviético: sistema de exterminação industrial de seres humanos

Em 2018 observa-se o centenário de criação na União Soviética do sistema de GULAG. Os primeiros campos de concentração soviéticos, assim como as carinhas de gás (para as execuções em massa), foram criadas e primeiramente aplicadas pelo OGPU-NKVD. Os nazis simplesmente seguiram as pegadas dos seus “camaradas de armas”.
Faça click para ver o mapa em tamanho real
Tudo começou há 100 anos. Os comunistas “com a mão de ferro levavam a humanidade à felicidade”. Essa “felicidade” imediatamente se revelou à humanidade em forma de execuções em massa, campo Solovki infestado de febre tifóide, fomes de grandes proporções, Holodomor ucraniano. O bolchevismo deu origem ao canibalismo. Tortura e brutalidade se tornaram ações comuns em relação aos povos subjugados. Comunismo criou o organismo estatal – a Cheka / OGPU / NKVD, que empregava diversos psicopatas e sádicos. Uma tragédia sem precedentes, que durou mais de setenta anos e que marcou gerações inteiras de cidadãos:

Os primeiros campos de concentração foram criados no território da atual Rússia em 1918-1923. O termo “campo de concentração” apareceu em documentos assinados por Vladimir Lenine. Foi Lenine, e não Estaline, que assinou o decreto da criação do primeiro campo de concentração na Europa para os dissidentes, ainda em 1918. Estaline era o pai do sistema de GULAG, mas Lenine foi o avô.
Ler mais sobre as carinhas de gás, em uso pelo NKVD
As famosas carinhas de gás (em uso nazi: gaswagen), foram inventadas e pela primeira vez usadas na URSS em 1936. O seu criador, Isai Davidovich Berg, o Chefe administrativo do NKVD da província de Moscovo, foi fuzilado em março de 1939, mas reabilitado em 1962 como a “vítima das repressões estalinistas”.
Ler mais sobre o "terror vermelho"
Ano 2018 marca os 100 anos do início do terror vermelho, 95 anos de criação do campo de prisioneiros Solovki (SLON) e 100 anos de criação de campos de concentração na Rússia Soviética, que até o final de 1921 já eram 122. Crimes contra a humanidade que não foram condenados, o sistema de exterminação industrial de seres humanos que permaneceu impune...

Sem comentários: