segunda-feira, agosto 20, 2018

Venezuela: o fim cada vez mais próximo do regime bolivariano

Na Venezuela, o dólar americano atingiu o novo máximo histórico no mercado paralelo de câmbios: 6 milhões de bolívares. Em resposta, o regime aboliu o subsídio estatal de combustível, os preços subiram imediatamente até 750 vezes (Sic!)
Taxa do câmbio paralelo: 1 dólar vs milhões de bolívares
O ex-motorista de autocarro/ônibus, Maduro, prometeu aumentar o salário mínimo em 35 vezes, o que significará apenas, que em vez de ir às compras com um saco, os cidadãos terão que levar a mochila ou uma carrinha de mão, igual à que são usadas nas obras de construção civil nos países pobres.
Chávez deixou o poder quando 1 dólar valia no mercado paralelo cerca de 15-20 bolívares. Em apenas cinco anos da presidência atual, a moeda nacional venezuelana já se desvalorizou 300.000 vezes (Sic!). Naturalmente, Maduro não é o culpado primordial, pois como dizia a saudosa Margaret Thatcher: “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”.
O socialismo bolivariano apostou em franjas mais lumpen da sociedade venezuelana, comprando a sua lealdade em forma de diversos subsídios. Uma decisão até que de certa forma sábia, pois dessa maneira os mais marginalizados continuavam na absoluta miséria, e seguramente, sempre votando no partido e no regime que lhes garantia os seus subsídios. Diferentemente do aumento salarial, quando a classe média, começa exigir as mudanças reais, fim (ou ao menos diminuição) da corrupção ou aplicação dos princípios da boa governação. Mas assim, quando subsídio acaba – acaba a lealdade.
Os cidadãos venezuelanos fogem do país em massa, os países vizinhos introduzem ou ponderam a introdução de medidas para limitar a entrada destes mesmos refugiados, em alguns casos, como no caso brasileiro, já foram registados os confrontos entre os refugiados e a população local. A explosão social venezuelana sempre irá atingir os seus vizinhos continentais, na maior proporção, quando mais tempo a região irá tolerar o regime bolivariano nas suas portas.
A comunidade internacional está ocupada: a União Europeia não sabe o que fazer com os seus próprios refugiados e com problemas económicos na sua periferia sul; a ONU está habitualmente dormindo; os vizinhos latino-americanos estão em processos de grande turbulência económica e social. Os EUA aparentemente não estão interessados em entrar “no barulho”, pelo menos, por enquanto, embora a sua decisão pode mudar de um momento para outros, devido à grande instabilidade da sua administração presidencial e naturalmente, para defender os ativos das empresas americanas, nacionalizadas pelo regime bolivariano desde 2007.

ConocoPhillips recupera o seu investimento na Venezuela

Nesta segunda-feira, dia 20 de agosto à americana ConocoPhillips informou que a empresa estatal petrolífera venezuelana Petróleos de Venezuela, S.A. (PDVSA) pagará à contraparte americana 2 biliões de dólares pela nacionalização dos seus ativos em 2007. O primeiro pagamento no valor de 500 milhões de dólares terá que ser efetuado dentro de 90 dias, o restante valor sera amortizado durante 4,5 anos. Os detalhes do acordo são confidenciais.
Em 2007 o presidente da Venezuela Hugo Chevéz assinou o decreto da nacionalização de jazigos de petróleo no delta do rio Orinoco (nomeadamente os investimentos de ConocoPhillips em projetos de petróleo pesado em Hamaca e Petrozuata, além de outros medidas de expropriação). Decreto previa que as empresas estrangeiras sejam forçadas à vender à PDVSA não menos de 60% de sua participação nestes projetos. As americanas ConocoPhillips e ExxonMobil se recusaram à entrar no esquema e viram os seus projetos nacionalizados. ConocoPhillips recorreu aos tribunais internacionais, nomeadamente à Câmara Internacional do Comércio (ICC), que em abril de 2018 acordou que a PDVSA deve pagar à empresa cerca de 2 biliões de dólares. Em maio de 2018, os tribunais das ilhas holandesas, Curaçãu, Bonaire, Sint Eustatius e Aruba decidiram a congelação dos ativos da PDVSA, que usava os portos, fábricas de processamento e sistemas de armazenamento destas ilhas.
Mais uma vez, o socialismo bolivariano durou até acabar o dinheiro dos outros...

Sem comentários: