quinta-feira, agosto 16, 2018

Made in Ucrânia: autocarro/ônibus 4x4 Torsus Praetorian

A empresa ucraniana Pulsar Expo apresenta o seu mini-autocarro/ônibus 4x4 chamado Torsus Praetorian, um dos poucos veículos na sua classe, “autocarro/ônibus-SUV”, escreve a publicação ucraniana e-pravda.com.ua
Design dos modelos futuros | Foto: PULSAR EXPO
O autocarro/ônibus que tem um design futurista está sendo certificado na União Europeia. A autoridade de certificação da UE teve que submeter à Comissão Europeia o pedido para a abertura de uma nova categoria de “autocarro/ônibus-SUV”, inexistente até agora.
Modelos atual | Foto: PULSAR EXPO
De momento, a Pulsar Expo começa a produção do seu autocarro/ônibus em pequena série. Já foram construídos 8 veículos, outros 17 estão em diferentes estágios de montagem.
Design dos modelos futuros | Foto: PULSAR EXPO
A empresa também está negociando com representantes das várias empresas de construção automóvel dos Estados Unidos, Turquia e Ucrânia sobre o lançamento da sua produção em massa. Os pedidos do autocarro/ônibus vieram dos EUA, Austrália, Canadá, Geórgia, Bangladesh e Nova Zelândia.
Foto: PULSAR EXPO
A empresa Pulsar Expo foi criada em 2014 pelo casal ucraniano Vakhtang Djukashvili (empresário do ramo automóvel) e Julia Khomych (jurista especializada em direito internacional). A empresa está envolvida no fornecimento de veículos especiais no âmbito da assistência técnica internacional.

Os clientes da empresa são as estruturas do governo dos EUA, em particular o Departamento de Estado (Escritório Regional de Aquisições, as embaixadas dos EUA) e o Departamento de Defesa dos EUA. Além disso, os clientes da empresa são divisões estruturais das Nações Unidas.
O Governo dos Estados Unidos e as Nações Unidas realizam regularmente concursos internacionais para a prestação de assistência técnica aos vários países. A Pulsar Expo regularmente participa nestas licitações. No biénio de 2016-2017, a empresa concluiu contratos no valor total de mais de 20 milhões de dólares.

De que e como é feito Torsus Praetorian?

A diferença fundamental entre o Torsus Praetorian de outros modelos é que a sua carroçaria não é de metal, mas de materiais compostos. Eles são mais leves de que o metal, permitem uma maior variedade de formas, mas o mais importante – os materiais compostos não enferrujam.
Modelo atual dentro e fora | Foto: PULSAR EXPO
A maior parte das unidades principais – motor, chassis, caixa de velocidades, freios – são fabricados pela MAN. Pulsar Expo é responsável pelo design do autocarro/ônibus – modelo mestre, linha de montagem, as empresas terceirizadas produzem as peças desenhadas pelos ucranianos (a empresa permite aos clientes compor o veículo de acordo com o seu próprio orçamento e preferências).
Modelos promissores | Foto: PULSAR EXPO
Neste momento os autocarros/ônubus são montados em Bratislava na Eslováquia. O preço do modelo básico: cerca de 100.000 dólares.

Os dados técnicos do Torsus Praetorian:
Modelo atual | Foto: PULSAR EXPO
Número de lugares: até 35 com cintos de segurança
Fórmula de rodas: 4x4
Distância ao solo: 389 mm
Velocidade máxima: 117 km/h
Motor: de gasóleo de 6 cilindros de 176 kW, nível de emissões: “Euro-3” – “Euro-6”
Capacidade do tanque de combustível: 100 litros
Carga máxima: 13.500 kg
Chassis: MAN
Caixa de velocidades: MAN
Freio: MAN
Pneus: Michelin
Equipado com um guincho
Preço mínimo: 100 mil dólares.

Contactos

Sem comentários: