terça-feira, agosto 14, 2018

Projeto de Lei das novas sanções americanas

O Congresso dos EUA recebeu formalmente para apreciação na generalidade o novo projeto de lei sobre o fortalecimento das sanções contra a Rússia que inclui várias posições económicas.

Serão proibidos quaisquer investimentos superiores aos 250 milhões de dólares, fora do território russo, com a participação das empresas ligadas ao estado russo. Na prática serão abrangidas todas as empresas russas. São impostas as restrições aos papéis da dívida nacional russa com um período de circulação maior que duas semanas (14 dias). Os maiores bancos russos – Gazprombank, VEB, Sberbank devem sair do território dos EUA.

No prazo de 180 dias a inteligência nacional dos EUA deverá fornecer um relatório detalhado dos bens estatais pessoais do Vladimir Putin e dos membros de sua família na Rússia e no exterior. No prazo de 90 dias após a aprovação do projeto de lei, o Secretário de Estado deve informar o Congresso, de forma detalhada e abrangente, se o estado russo se encaixa aos critérios do estado patrocinador do terrorismo internacional.

Os EUA dão entender claramente que no caso de uma tentativa de fuga ou algo semelhante, os assim chamados ativos de Putin serão confiscados – tal como aconteceu com os ativos da Líbia, considerados pelos EUA de ativos de Gaddafi. Uma pequena parte foi devolvida à Líbia, o resto será devolvido ao país quando o governo reconhecido pela comunidade internacional chegar ao poder na Líbia.

Neste cenário, dentro dos 180 dias os Estados Unidos terão o direito de prender quaisquer ativos russos (e mesmo “provavelmente russos”), dado que em 90 dias o secretário de Estado será obrigado a explicar se a Rússia está patrocinando o terrorismo internacional ou não. Nos próprios EUA em 90 dias a composição do Congresso será diferente, por causa das eleições intercaladas, e ninguém saberá dizer – até que ponto o novo Congresso será mais hostil ao atual regime russo.

Sem comentários: