sábado, agosto 25, 2018

Dia em que Ucrânia se tornou realmente independente (14 fotos)

No dia 24 de agosto Ucrânia celebra o seu Dia da Independência – neste dia, há 27 anos, em 24 de agosto de 1991, Ucrânia se tornou um país independente e URSS deixou de existir de facto. Como frisou o Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko – a sua independência real Ucrânia alcançou apenas em fevereiro de 2014 – quando ganhou Maydan e país começou se mover na direção à União Europeia.

Para comemorar o Dia da Independência, em Kyiv foi realizada a parada militar especial e diferente de anos anteriores – este ano Ucrânia celebra não apenas o 27º aniversário da sua Independência, mas também o centenário da proclamação da 1ª República, que ocorreu em 1918. A parada foi oficialmente chamada de “Marcha do Novo Exército” – ao público foram mostrados muitos equipamentos militares novos; marcharam cerca de 4,5 mil militares; e também, pela primeira vez em 8 anos, na parada participaram diversas unidades da aviação militar ucraniana.
Na parada também foi apresentado o novo fardamento: este ano as Forças Aerotransportadas de Assalto abandonaram boinas azuis e mudaram para boinas do padrão europeu (cor de areia). As boinas azuis, pela primeira vez foram usadas pelo exército soviético na ocupação da Checoslováquia para fazer parecer os ocupantes soviéticos com as tropas da ONU, desorientando os checos e eslovacos, e hoje os ucranianos decidiram abandonar este velho padrão completamente.

O que disse Petró Poroshenko
O presidente ucraniano disse que desde 2014 Ucrânia recuperou o seu exército e garantiu o apoio de aliados ocidentais. Presidente recordou que a luta de libertação nacional no início do século XX durou quatro anos (1917-1921), mas, os ucranianos não conseguiram defender a sua Independência – e então começou a época da repressão, fomes e tentativas de assimilar a nação ucraniana nas imensidades da Eurásia (alusão ao processo de deskulakização/deskurkulização e deportação dos ucranianos para além dos Montes Urais).

Como notou o Presidente – hoje as novas gerações de ucranianos têm a tarefa de quebrar este círculo histórico vicioso, para que a independência da Ucrânia não seja medida em meses, lamentando depois a sua perda, mas se orgulhando pelas vitórias e sucessos da Ucrânia independente.
Presidente recordou que durante os quatro últimos anos de guerra, os ucranianos preservaram e consolidaram o seu Estado, consolidaram a Nação, criaram um exército forte e escolheram o caminho do desenvolvimento, e já não podem se desviar deste, por causa de inimigos externos e seus agentes no interior do país, devendo tornar Ucrânia grande e forte, sem a chance de retornar à zona de influência russa.

Presidente também observou que Ucrânia está se tornando a parte do espaço europeu – por mais de um ano funciona o sistema de abolição de vistos com a União Europeia; foi assinado o acordo de associação com a UE e foi feita a escolha estratégica para se tornar a parte da União Europeia; por mais de 1.000 dias Ucrânia deixou de comprar o gás russo, ganhou o caso na arbitragem de Estocolmo contra Gazprom, o obrigando à pagar 4,5 bilhões de dólares, está se preparando para criação de uma igreja ortodoxa local, separada de Moscovo (obtendo o tomos, a independência religiosa).

No fim, presidente Petró Poroshenko acrescentou que sem Ucrânia, a UE seria um projeto inacabado – a fronteira da Europa agora passa pela fronteira leste da Ucrânia – e a entrada da Ucrânia na UE e na NATO/OTAN deve ser consolidada de forma constitucional.

Em memória dos Heróis

No fim do discurso de Petró Poroshenko, houve um minuto de silêncio em memória de todos que deram suas vidas pela independência da Ucrânia, bem como em memória de civis e militares mortos [na atual guerra russo-ucraniana]. Neste momento, no leste da Ucrânia, continua um conflito militar – no dia 23 de agosto morreram em combates cinco militares do exército ucraniano (FAU). Presidente Poroshenko enfatizou que Ucrânia nunca esquecerá e não perdoará aos agressores as suas vítimas.
Presidente ainda disse que submeteu ao Parlamento ucraniano o projeto-lei para que a saudação “Glória à Ucrânia – Glória aos Heróis” de agora em diante seja a saudação oficial do exército ucraniano [assim como o hino da OUN, que se tornou, em forma estilizada, o novo hino oficial das FAU]:

Marcha do novo exército da Ucrânia

01. Após o discurso do Presidente, pela avenida Khreshchatyk desfilaram as colunas do exército ucraniano. A unidade mista das Forças Terrestres da Ucrânia em um novo fardamento de campo. Os militares calçam novas botas táticas, vestem um uniforme novo com coletes de descarga, as suas armas e equipamentos seguem os padrões da NATO/OTAN. Os 16 militares das forças terrestres foram condecorados com o título de Herói da Ucrânia, e mais de cinco mil receberam diversas outras condecorações oficiais.

02. Os militares da 36ª Brigada dos fuzileiros navais, também em nova uniforme de campo, em vez das boinas negras soviéticas – a nova boina turquesa, tudo o resto também à um bom nível. Desde 2018 o Corpo de Fuzileiros Navais da Ucrânia irá comemorar o seu dia em 23 de maio. Depois dos fuzileiros, marcham as Forças Aerotransportadas de Assalto, ostentando as suas boinas novas, de parada, cor-de-carmesim.

03. A unidade feminina mista do Instituto Militar “Taras Shevchenko”. Hoje, no exército da Ucrânia servem cerca de 55 mil mulheres, desempenhando várias tarefas e ocupando diversos postos do comando [nas três primeiras fotos, os militares desfilam com a pistolas automáticas “Fort”, fabricadas na Ucrânia – a cópia licenciada do “Tavor” israelita/israelense].
Foto da UNIAN tirada no ensaio geral nas vésperas da parada
04. Os militares dos EUA na parada – este país oferece à Ucrânia um apoio militar muito importante. Na parada de Kyiv também participaram militares de muitos países da UE, que fornecem todo o apoio possível à Ucrânia – Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Suécia, Polónia, Roménia, Moldova e muitos outros.

05. Passagem da coluna mecanizada. Os tanques principais de batalha (MBT) da série T-64 modernizada, da produção ucraniana.

06. As unidades antitanque – blindados ligeiros Varta, armados com mísseis americanos Javelin:

07. Sistemas de fogo simultâneo Grad-24 modificados, da produção ucraniana:

08. Novos sistemas de mísseis de artilharia “Vilkha”.
Foto tirada no ensaio geral nas vésperas da parada
09. Aviação (apenas uma pequena fracção dos equipamentos mostrados na parada):

Futuro da Ucrânia

Apesar de tudo, e desde 2014, Ucrânia realmente conseguiu criar um exército moderno, e este Dia da Independência é apenas uma confirmação – apesar de todas as circunstâncias adversas, a Ucrânia é, e continua a ser um país independente, e que assim seja para sempre.

Fotos: GettyImages | Genya Savilov | NurPhoto | Texto: Maxim Mirovich e [Ucrânia em África]

Sem comentários: