terça-feira, agosto 14, 2018

Made in Ucrânia: canhão autopropulsado 6x6 «Bohdana»

Ucrânia apresentou publicamente o seu novo sistema nacional de artilharia, canhão autopropulsado de 155 mm, na base de chassi 6x6 e de longo alcance “Bohdana”.
Foto: Yuri Biryukov / Facebook
O aparecimento do novo sistema foi muito mau recebido na Internet russa, onde as páginas noticiosas e militares se apressaram de acusar o novo sistema ucraniano de ser a “cópia da criação soviética”, etc.
Foto: Yuri Biryukov / Facebook
Dado que “Bohdana” é um absolutamente novo tipo de canhões autopropulsados para as Forças Armadas da Ucrânia (FAU) em particular e para os exércitos do espaço pós-soviético em geral, importa analisar este novo equipamento militar ucraniano, escreve a página ucraniana PiM.

Conceptualmente «Bohdana» segue os padrões do sistema de artilharia Caesar, fabricado pelos franceses da NEXTER. A sua base é um canhão de artilharia compatível ao Msta-B, montado no chassi do camião/caminhão ucraniano «AutoKrAZ». A escolha pelo sistema de rodas 6x6 em vez de lagartas habituais é ditado pelo seu preço mais baixo, simplicidade de exploração e de formação de técnicos que irão dar assistência técnica do novo sistema de artilharia.
Foto: Yuri Biryukov / Facebook
O calibre do canhão de «Bohdana» de 155 mm corresponde ao padrão da NATO/OTAN, em vez de 152 mm habituais na URSS/Rússia. Essa escolha permite a unificação de padrões com exércitos dos países da NATO, assim como garante acesso aos sistemas modernos de obuses criados para este tipo de armamento. As caraterísticas de qualquer canhão de longo alcance depende do tipo e da potência de munição usada. Neste aspeto «Bohdana» ultrapassará os sistemas russos de artilharia, quer devido ao lançamento da sua própria linha de fabrico de obuses de artilharia (recentemente construída pela Ucrânia), quer devido a possibilidade de receber, de forma rápida os modernos obuses da NATO (de alta precisão e de longo alcance), graças aos acordos de parceria com os parceiros ou simplesmente os adquirindo no mercado internacional de munições.

No decorrer da apresentação de «Bohdana», o Secretário do Conselho da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), Olexander Turchynov afirmou que o novo sistema é capaz de atingir os alvos numa distância de até 60 km:
Possivelmente, é um pequeno exagero, ou então simplesmente desconhecemos todos os segredos militares. Neste momento é sabido que «Bohdana» tem como caraterísticas a sua capacidade de atingir os alvos nas distâncias entre 0,5 e 40 km, usando a munição padrão de fragmentação explosiva. Além disso, “Bohdana” é capaz de atingir os alvos nas distâncias de 50 km e superiores, no caso de uso de obuses modernos de tipo ativo-reativo.
Foto: Yuri Biryukov / Facebook
Devido a sua novidade, uma série de parâmetros técnicos de «Bohdana» — ainda estão mantidos em segredo. Pela primeira vez no espaço pós-soviético o sistema apresenta um módulo moderno de proteção de sua tripulação contra as armas ligeiras, AEI e minas até o equivalente de (segredo) TNT. Devido ao uso de automatização de vários processos, as tarefas da tripulação do sistema foram mais simplificadas. Além disso, a interface intuitiva do sistema de controlo/e de “Bohdana” permite que a sua tripulação (de 5 pessoas) se prepare mais rapidamente ao desempenho de suas tarefas militares.
Foto: Yuri Biryukov / Facebook
No decorrer da criação de «Bohdana» foi levada em conta a experiência militar dos combates do leste da Ucrânia, tentando minimizar as principais ameaças que serão enfrentadas pelas tripulações do sistema no campo de batalha.

Cada sistema irá dispor de (segredo) obuses, prontos para disparar. Além disso, graças ao novo sistema de carregamento, «Bohdana» será capaz de realizar um ataque simultâneo contra as posições do inimigo, graças ao ângulo móvel do cano do seu canhão. Após o primeiro disparo, o sistema mudará a inclinação do seu canhão de modo que todos os projéteis lançados caiam sobre o alvo com um período mínimo de tempo. A decisão providencia a melhorar a precisão, a eficiência do impacto e oferece mais tempo para que o sistema abandone da sua posição de tiro. A capacidade de tiro do novo sistema é de (segredo) disparos por unidade de tempo, excedendo os indicadores análogos dos sistemas das gerações anteriores.
"Bohdana" na marcha | foto: Defense Express
«Bohdana» é um tipo completamente novo de equipamento militar, nunca antes usado no exército ucraniano. Levará algum tempo para concluir os testes necessários que permitirão a depuração do sistema, mas pode-se afirmar definitivamente que a aparecimento destes sistemas na linha da frente possibilitará a rápida alteração do balanço de forças. O uso da máquina potente da propaganda russa para maldizer “Bohdana” apenas confirma o facto.

Sem comentários: