As
famosas carrinhas de gás (em uso nazi: gaswagen), foram inventadas e pela
primeira vez usadas na URSS em 1936. O seu criador, Isai Davidovich Berg, o
Chefe administrativo do NKVD da província de Moscovo, foi fuzilado em março de
1939, mas reabilitado em 1962 como a “vítima das repressões estalinistas”.
No início das purgas soviéticas dos anos 1930, os condenados ao fuzilamento em Moscovo eram sepultados em pequenas covas individuais. Estas sepulturas estão espalhadas em todo o polígono de Butovo. Mas desde o Agosto de 1937 os assassinatos em Butovo tomaram as proporções tão grandes que a “tecnologia” do extermínio comunista tinha que mudar.
Com ajuda de uma retroescavadora, foram cavados vários poços de grande porte, com o cumprimento de cerca de 500 metros, a largura de 3 metros e uma profundidade de 3 m (as valas podem ser vistas nas fotografias aéreas que foram feitas pelo organismo de gestão de solos ao pedido do NKVD).
As camionetas soviéticas com inscrição "Pão" que eram usadas como carrinhas de gás (gaswagen) |
As camionetas soviéticas conhecidas como "corvo negro", usadas para o transporte dos prisioneiros |
Oficial do NKVD Isai Berg, fuzilado aos 34 anos |
No polígono de Butovo, a execução dos condenados à morte por famosas “tróicas” estava ao cargo do Isai Davidovich Berg que desde 1934 era o Chefe da unidade administrativa e económica do departamento do NKVD da província de Moscovo. Nascido em Moscovo no seio de uma família judia, em 1920 se alistou no Exército Vermelho, em 1925 já comandava um pelotão. É membro do PCUS desde 1930.
“vítima das repressões estalinistas”, ao título póstumo, em 6 de junho de 1962.
Ver no YouTube:
Isai Berg após a sua prisão pelo NKVD |
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