terça-feira, agosto 14, 2018

O dia em que greco-católicos ucranianos recuperaram a Catedral de São Jorge de Lviv

A Igreja Greco-Católica Ucraniana foi prescrita e dissolvida pelo regime soviético em março de 1946. Durante 43 anos serviu os fiéis na clandestinidade e foi novamente reconhecida, pelas autoridades, ainda soviéticas, somente em 1989.

No entanto, as autoridades comunistas da Ucrânia Soviética não desejavam entregar à igreja os seus bens, que por decisão do poder soviético foram ocupadas, desde 1946, pela Igreja Ortodoxa russa (IOR). O que levava às situações da grande tensão, principalmente na Ucrânia Ocidental, onde os greco-católicos contavam com até 5 milhões de fiéis.
   
Em 15 de outubro de 1989, à cidade de Lviv voltou do exílio imposto Yuriy Shukhevch, filho do comandante do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA) general Roman Shukhevych, que passou cerca de 31 anos da sua vida nas cadeias e campos de concentração soviéticos. Pela culpa única de ser filho do seu pai, algo que as autoridades soviéticas não lhe queriam perdoar...
Yuriy Shukhevch (1933), foto de 2012
No dia 29 de outubro de 1989 os greco-católicos ucranianos recuperaram em Lviv a Igreja de Transfiguração do Cristo, pertencendo-lhes desde 1906, a tornando a primeira igreja recuperada desde à ida à clandestinidade. Todos entendiam que o passo seguinte é a recuperação da Catedral de São Jorge em Lviv, o principal santuário dos greco-católicos ucranianos da época.

O poder legislativo local (já dominado pelas forças democratas ucranianas) não se pronunciava sobre a matéria. Até que no Natal de 1990, a liderança local da IOR fechou a Catedral, colocando na sua entrada um grupo de babuchkas ortodoxas, que recebiam a tarefa de fazerem muito barulho quando os ucranianos se aproximassem ao local.

Embora o poder local prometeu entregar a catedral de São Jorge aos donos legítimos, não se apressava na decisão prática. O chefe do conselho legislativo da região de Lviv, ex-dissidente soviético Viacheslav Chornovil estava propondo a ideia de uma espécie de referendo absurdo, em que cada localidade da Galiza Ucraniana pudesse decidir à quem deveria pertencer essa ou aquela igreja, construída e paga pelos fieis greco-católicos.  

O poder comunista da Ucrânia Ocidental estava claramente decidido de impedir o renascimento da Igreja Greco-Católica, apoiando, para o efeito a Igreja Ucraniana Autocéfala (UAPC), considerando esta de “mal menor”.

O primeiro plano da recuperação da Catedral da São Jorge foi traçado em junho de 1990, usando as forças de jovens greco-católicos, pertencentes à irmandade de São Volodymyr e à SNUM. Os ativistas localizaram um mestre em abertura de fechaduras, que fazia este ofício de forma legal, chamado pelas autoridades estatais sempre que acontecia alguma situação de emergência com as fechaduras mais complexas, como as portas dos bancos ou caixas fortes. O mestre, Sr. Volodymyr Volynets, assegurou que apareceria à primeira chamada à qualquer hora quando forem precisos os seus serviços.  
Metropolita Volodymyr Sterniuk (1907-1997)
Num dos dias de junho de 1990, reunindo um grupo de fiéis de cerca de 150 pessoas, os crentes greco-católicos, liderados pelo Yuriy Shukhevch, vieram à Catedral, decididos tomá-la à força. No entanto, eles receberam o pedido de Metropolita greco-católico Volodymyr Sterniuk (1907-1997) para não avançar. Uma delegação da igreja ucraniana viajaria à Roma para visitar o Papa João Paulo II, e as autoridades soviéticas poderiam impedir a viagem, em retaliação contra a recuperação a Catedral. Ação foi adiada para uma data incerta.  

Em agosto de 1990, Lviv recebeu o Congresso Médico e próprio Yuriy Shukhevch foi informado que KGB sabia das suas intenções de recuperar a Catedral de São Jorge.
О lançamento da primeira pedra na construção de uma nova igreja greco-católica
ucraniana dos Santos São Volodymyr e Olga em Lviv
No dia 12 de agosto, na cidade de Lviv foi programado o lançamento da primeira pedra na construção de uma nova igreja greco-católica ucraniana dos Santos São Volodymyr e Olga. Os jovens da irmandade de São Volodymyr receberam a palavra do Yuriy Shukhevch para, após a cerimónia, irem, de forma solene até a Catedral. A explicação que deveriam dar aos “curiosos”, é a vontade de rezar pela devolução da catedral aos fiéis greco-católicos.
A entrada do pátio da Catedral foi bloqueada pelo camião/caminhão da polícia de segurança pública, os ativistas ucranianos receberam a informação que dentro do pátio estava estacionado o autocarro/ônibus com polícia de choque. No entanto, a decisão foi tomada, a Catedral será recuperada, mesmo usando a força.
Os jovens ucranianos formaram uma “cunha” medieval clássica, recebendo a instrução de derrubar os polícias apenas no caso de estes tentarem usar os cessetetes de borracha para dispersar os fiéis. A “cunha” que se lançou contra o cordão triplo da polícia, foi imediatamente apoiada pela multidão ucraniana, rompendo, com força, mas sem a violência, os três cordões de polícia de Lviv.  
É de notar que polícia não estava muito empenhada na defesa dos interesses ilegítimos da IOR. A polícia de choque não foi usada de tudo. Após o rompimento dos seus cordões, os polícias correram até as escadas da catedral, tentando bloquear o caminho dos fiéis. Quando os ativistas se aproximaram, um dos polícias tinha sussurrando: “rapazes, empurrem com mais força!” Os ativistas fizeram este gosto e os polícias finalmente abriram o seu último cordão, as portas da Catedral estavam livres. Durante o avanço, o mestre de chaves, Sr. Volodymyr Volynets se perdeu na multidão, mas foi rapidamente achado, conseguindo abrir, em poucos segundos, a porta lateral da Catedral (a porta principal estava bloqueada à partir do interior).
Viacheslav Chornovil (1937-1999)
Inesperadamente, junto à Catedral apareceu Viacheslav Chornovil, acompanhado pelo Metropolita Volodymyr Sterniuk. Chornovil iniciou o discurso liberal de que “não se faz assim, sem a decisão do conselho regional...” Já Volodymyr Sterniuk, líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana entre 1972 à 1991, se dirigiu à multidão dizendo que a Catedral pertence aos greco-católicos pelo direito, mas pediu os fiéis à não entrarem no interior, até que uma comissão de inventariação não termine o seu trabalho. Imediatamente após disso, Metropolita Sterniuk começou celebrar a missa, ai mesmo, na entrada da Catedral.

Durante uma semana (!) o pátio da Catedral dia e noite estava cheio de pessoas: os padres celebravam as missas, confessavam, faziam a comunhão, os leigos decoravam o pátio e a Catedral à partir do exterior.
19 de agosto de 1990, Lviv
Até que chegou o domingo, 19 de agosto de 1990. O Dia da Transfiguração do Senhor, a grande festa na Igreja da Transfiguração de Lviv. Após a missa, uma grande procissão liderada pelo Metropolita Volodymyr Sterniuk e vários outros bispos greco-católicos deixaram a Igreja da Transfiguração, rumo à Catedral de São Jorge. A Catedral e a praça na sua frente e todas as ruas adjacentes, eram cobertos por um mar de gente. A Catedral de São Jorge, foi finalmente e oficialmente devolvida à Igreja Greco-Católica Ucraniana.

Para que a gente não se esquece do dia 12 de agosto de 1990, quando a Catedral foi recuperada pelos ucranianos, publicamos essa estória e essas fotos.

Sem comentários: