sábado, setembro 29, 2018

A morte do Zakharchenko discutida antecipadamente pelos separatistas

A secreta ucraniana SBU divulgou a gravação efetuada em junho de 2018, em que o assessor, ex-responsável pela segurança do atual chefe dos separatistas de Donetsk, está discutir, usando a linguagem ligeiramente codificada, a liquidação física do líder da dita “dnr” Aleksandr Zakharchenko, ação realmente registada em 31 de agosto de 2018.  
1: Denis Pushilin e 2: Alexander Lavrentyev na Donbas | Imagem: SBU
O atual líder da dita “dnr” se chama Denis Pushilin (1981), é um dos separatistas da primeira leva, pertencente à sua ala “não militar”. É conhecido sobretudo por fazer a carreira e ganhar dinheiro como representante em Donetsk, da famosa pirâmide financeira russa, MMM, que usando o “esquema ponzi”, se apropriou de poupanças pessoais de entre 5 à 40 milhões de pessoas (na sua grande maioria cidadãos russos), que perderam cerca de 10 bilhões de dólares. Até a morte do Zakharchenko, Pushilin ocupava a posição do chefe do “Conselho popular da dnr”, posto meramente protocolar, representando os separatistas nas negociações em Minsk.
1: Denis Pushilin e 2: Alexander Lavrentyev na Donbas | Imagem: SBU
Até que em 12 de junho de 2018, às 16h50, na cidade turca de Antália, no restaurante «Yuvam», decorreu uma conversa entre o assessor oficial do Pushilin – cidadão do Cazaquistão Alexander Lavrentyev (1983) e dois desconhecidos, um dos quais falava língua russa com um sotaque ucraniano. É de notar que a carreira do Lavrentyev entre os separatistas de Donetsk começou em 2014, quando ele se ocupou pela segurança pessoal do Pushilin. Quando a fase mais quente dos combates na linha da frente terminou no fim de 2014 – início de 2015, ele se tornou o assessor oficial do Pushilin, nas estruturas do “conselho popular”:

A conversa entre Lavrentyev e dois desconhecidos (muito possivelmente gravada e entregue à Ucrânia pela secreta turca) durou cerca de quatro horas, SBU  divulgou apenas pequenos trechos reveladores, que demonstram a preparação do “golpe palaciano” por parte do Pushilin e da sua decisão do afastamento do Zakharchenko o mais tardar até o setembro de 2018, e fora do “processo eleitoral”.
O momento exato de liquidação do Zakharchenko em 31/08/2018
Lavrentyev explica aos seus interlocutores (um dos quais se chama Victor) que com o aparecimento do novo chefe interino da “república popular”, o “problema do Zakharchenko” será resolvido definitivamente, informa SBU.
O terrorista russo Igor Girkin confirma que a voz e maneira de falar parecem autênticos,
além disso confirma que, pelo menos até junho de 2018, Lavrentyev era assessor do Pushilin
É de notar que o terrorista e cidadão russo, Igor “Strelkov” Girkin, que em 2014 desempenhava as funções do “ministro da defesa da dnr”, já confirmou, através dos seus contactos a autenticidade da gravação. Pessoas de Donetsk, que conhecem bem o assessor do Pushilin, confidenciaram ao Girkin que não apenas a sua voz, mas mesmo a fraseologia usada, coincidem com o padrão habitualmente usado pelo Alexander Lavrentyev.
Blogueiro: é preciso recordar que na Europa se aproxima o inverno de 2019. O sistema de gasodutos da Ucrânia, muito provavelmente, irá transportar entre o mínimo de 15 ao máximo de 50-70 biliões de m³ de gás natural “russo” (parcialmente russo e em parte vindo da Ásia Central pós-soviética). O gasoduto TurkStream está cada vez mais e mais morto, principalmente na sua vertente de trânsito à Europa Ocidental. O gasoduto Nord Stream-2 é um projeto cada vez mais arriscado, que poderá, à qualquer momento, ser abandonado pelos seus parceiros ocidentais. Os EUA e todos os outros produtores estão avançar na questão do gás de xisto e dos terminais de LNG. Áreas, onde a federação russa, não está na vanguarda tecnológica...

A estatal russa Gazprom, não se pode dar ao luxo de perder os seus consumidores habituais na Europa, a questão de manutenção de clientes é uma questão de sua sobrevivência financeira. Dado que neste momento a empresa está numa situação económica muito complicada, gastando os recursos e gerando as dívidas.

Os separatistas da “lnr-dnr” desde sempre foram usados, pela federação russa, como um dos elementos da pressão socioeconómica sobre Ucrânia. Mas seguramente todas as “torres do Kremlin” estavam plenamente cientes de que Zakharchenko, com as suas exacerbações periódicas de “tomar Berlim e Londres”, nunca seria aceite pela Ucrânia como um interlocutor minimamente válido. Alias, quer Zakharchenko, quer qualquer outro separatista da ala militar, que tenha a sangue ucraniana nas suas mãos...
Um dos momentos públicos de uma das exacerbações periódicas do Zakharchenko
Tendo em conta todos estes elementos, é possível pressupor que Denis Pushilin não foi o mandante final da liquidação do Zakharchenko. A probabilidade de que este foi morto por ordem de Moscovo, desde início a hipótese mais provável e lógica, agora apenas recebeu a confirmação adicional técnica.

Como já escreveu, por diversas vezes, o nosso blogue no passado, só podemos desejar aos líderes separatistas a sabedoria de decidir a sua entrega atempada ao SBU e à justiça ucraniana. Os que não possuem a sangue ucraniana nas mãos, podem almejar as penas mínimas ou mesmo suspensas, os que cometeram os crimes de sangue serão condenados às penas até 15-20 anos de prisão efetiva. Por bom comportamento poderão sair após cumprir ⅔ das mesmas. É sempre uma mais-valia, comparando com a morte inglória, numa sarjeta qualquer, que a região de Donbas possui muitas...

Sem comentários: