quinta-feira, julho 05, 2018

Os museus do KGB em Tallinn e Tartu na Estónia

O museu do KGB em Tallinn mostra a parafernália dos serviços secretos soviéticos, usada para espiar e constranger os turistas e visitantes estrangeiros na sua passagem pela Estónia soviética. Até os pratos no restaurante do hotel “Tartu”, destinado aos estrangeiros, levavam os microfones.
Prato com microfone com indicação do lugar onde este deve ser colocado
Sistemas de escutas usados pelo KGB na Estónia soviética
Equipamentos de escutas do KGB achados no hotel "Tartu" em Tallinn
KGB "estado dentro do estado"
Imprensa comunista da Estónia soviética exortando Brejnev e Andropov
@fonte
A atmosfera de falta de liberdade total, tão própria ao passado soviético é novamente cultivada na federação russa e é exportada, com força de armas, aos países vizinhos. Os crimes comunistas de ontem, podem se repetir hoje, já sem a capa de teorias socializantes, na base do puro chauvinismo estatal.
Estónia: massacre comunista de Pirita – Kose

O Museu do KGB em Tartu está situado na “casa cinzenta”, que na década de 1940-1950 abrigou a sede do NKVD-MGB-KGB. A cave com as celas para os presos está aberta aos visitantes. Parte das celas, sistema de fechaduras e o corredor da cave foram restaurados na sua forma original. Os restantes celas abrigam a exposição da história do Movimento de Resistência da Estónia e os crimes do regime comunista. Na exibição, é possível encontrar planos traçados pelas autoridades soviéticas para a realização de operações de deportação, folhetos distribuídos por organizações clandestinas nas escolas, os objetos criados nos campos de concentração de GULAG, bem como um grande número de outras fotos e documentos que ilustram a recente história da Estónia.
KGB nos Países Bálticos
Na Estónia (hoje com 1.319.133 habitantes, 68.7% dos quais estónios), o número total de pessoas que foram vítimas de repressões comunistas ascende a cerca de 122.000 pessoas, dos quais mais de 30.000 perderam a vida.

Consultar: o arquivo digital do KGB sobre a ocupação dos Países Bálticos: NKGB 1940-1941; MGB 1944-1953; KGB 1954-1991

Sem comentários: