sexta-feira, julho 06, 2018

O primeiro blindado russo queimado pelos militares ucranianos em 2014

Quatro anos atrás, no dia 5 de julho de 2014, pela primeira vez na guerra russo-ucraniana os militares ucranianos queimaram um blindado russo. Aconteceu nos arredores de Sloviansk, quando o grupo dos mercenários, reforçados pelos blindados e comandado pelo cidadão russo Igor “Stelkov” Girkin atacou o 5º posto de controlo ucraniano.

No decorrer do ataque do grupo blindado de coronel Girkin, o comandante da unidade especial da polícia de Zaporizhia, Oleksandr Panchenko, atingiu o blindado T-64, usando o morteiro RPG-7. Em resultado, a torre do blindado e sistema de gestão de fogo ficaram inoperacionais, o tanque foi queimado pelo esforço conjunto das forças ucranianas. Na altura, coronel Panchenko recebeu a medalha popular “O Herói Popular da Ucrânia”, neste momento ele é chefe da Direção da Polícia Nacional da Ucrânia na região de Zaporizhia.
No momento da tentativa de romper as unidades ucranianas na auto-estrada Sloviansk-Kramatorsk, as forças ucranianos não tinham os tanques, apenas um blindado ligeiro BMD. No 5º posto de controlo estavam os militares da 25ª Brigada aerotransportada, unidade da polícia de Zaporizhia e 20 militares da Guarda Nacional Ucraniana (NGU) do major-general Serhiy Kulchytskiy.

A unidade da polícia de Zaporizhia era composta pelos ex-membros da polícia de choque “Berkut”, que passaram pelo Maydan, apoiando o antigo regime, por isso para a zona de OAT foram destacados apenas aqueles que fizeram uma escolha pessoal e consciente de querer defender Ucrânia. Eles foram colocados num dos pontos mais quentes exatamente para verificar se são dignos de confiança.

O seu primeiro combate decorreu no dia 10 de junho, quando os mercenários russos, apoiados pelas duas viaturas de engenharia IMR atacaram o posto de controlo. As forças ucranianas responderam com morteiros, o motorista de um dos veículos foi abatido e a sua viatura danificada.

Na noite de 5 de julho os pára-quedistas ucranianos, comandados pelo capitão Andriy Tkachuk conseguiram derrotar o grupo blindado dos terroristas russos. Oleksandr Panchenko (único oficial com experiência real de combate) atingiu, pessoalmente o blindado russo T-64 e depois o blindado ligeiro BMP, que tentou furar as defesas ucranianas, passando pela auto-estrada.

Panchenko saiu para a auto-estrada para poder disparar contra os blindados russos. Ele foi assistido pelo sargento da 25ª Brigada Bojur, que correu ao seu blindado ligeiro BMD, acendeu o farol e abriu o fogo do canhão. Os faróis da viatura (combate decorreu à noite) cegaram a tripulação do tanque inimigo. Após o disparo do coronel Panchenko, T-64 parou, começou deitar a fumaça, pegou fogo e, em seguida, sob fogo cerrado dos ucranianos, explodiu.
Por ocasião daquele combate Oleksandr Panchenko foi condecorado com a ordem militar “Pela Bravura” do 3º grau. Na foto – Oleksandr Panchenko está à esquerda, com a camisa às riscas, na sua qualidade do comandante da unidade especial da polícia de Zaporozhia. A foto foi tirada na manha doa dia 5 de julho de 2014, no exato local em que foi derrotado o grupo blindado do terrorista russo Igor Girkin (fonte).

Sem comentários: