segunda-feira, julho 09, 2018

As vitórias e recordes de Venezuela bolivariana (2)

No dia 8 de julho de 2018 o câmbio do bolívar venezuelano chegou aos 3,5 milhões de bolívares (Sic!) por 1 (um) dólar americano. Um mês atrás 1 dólar valia 1,4 milhões, um ano atrás – 6.200 e em 2014 – 70 bolívares.

A economia socialista bolivariana está entrar em colapso. O regime do ex-motorista de autocarro/ônibus é marcado pelo roubo desenfreado, incompetência aguda e “solidariedade internacionalista” da pior espécie. O regime que não vê inconvenientes em fazer negócios de droga, praticamente deixou de ter a capacidade de controlar a situação interna.

O regime venezuelano está enfrentar vários cenários possíveis: a queda do regime no âmbito de uma revolução popular (uma espécie do Maydan venezuelano) – que poderá levar à guerra civil (devido à posição privilegiado do exército, que controla o trânsito de cocaína de Colômbia e não estará disposto de abdicar deste privilégio), com a possibilidade de intervenção estrangeira e até de ocupação temporária do país. Outro cenário é a tentativa de proclamação da ditadura comunista, que, em teoria, permitirá ao regime bolivariano de se manter no poder. E que, por sua vez, poderá levar à um levantamento popular mais violento, onde Maduro seguramente seguirá o caminho dos Ceauşescu e Gaddafi.
Nicolae Ceauşescu horas antes de ser executado pelo pelotão de pára-quedistas voluntários
Os membros da OPEP já está à dividir as quotas da Venezuela. O atraso da entrega do crude aos compradores já está chegar à alguns meses. Muito possivelmente ao curto prazo o país não terá a capacidade de honrar os seus compromissos anteriormente assumidos. A crise não permite comprar materiais e equipamentos necessários para execução dos trabalhos de manutenção (situação crónica que já se manifesta por vários anos). No caso de quotas venezuelanas serem completamente divididas entre os seus concorrentes, os seus clientes irão reprogramar os seus equipamentos de destilação do petróleo para outros tipos de crude. O que, em teoria, levará ao fim muito rápido da economia venezuelana e de entrada do país num dos cenários possíveis, descritos acima.

Sem comentários: