quinta-feira, julho 19, 2018

O motivo da queixa ao KGB: rótulo “Lenine-bastardo”

Como é sabido, o líder bolchevique Vladimir Ulianov (Lenine) sofria de dislalia, não conseguindo pronunciar bem a letra “r”, um pouco à semelhança da personagem Cebolinha da “Turma da Mônica”. Uma anedota soviética contava que Lenine dizia “Leninegad (ou seja bastardo) em vez de “Leninegrado”.
O artigo no jornal soviético "Pravda" de 23/04/1931 com o mesmo erro, falata a letra "r" no nome do Leninegrado
Mas nos arquivos da secreta ucraniana SBU, existe registado um caso real, que hoje soa como uma má anedota.

No dia 4 de maio de 1982, na Direção regional do KGB na cidade ucraniana de Zhytomyr apareceu o tenente-coronel Mulyar, comunista e docente de Escola superior de mísseis e artilharia local. Consigo o militar trouxe o rótulo de uma camisa que ele comprou nas vésperas na loja de departamentos da sua guarnição militar. A camisa foi costurada numa fábrica de Leninegrado. O nome da cidade indicado no rótulo não tinha a letra “r”.
“... como resultado, o nome do fundador do Estado soviético fica desacreditado”, explicavam os KGBists num informe oficial, endereçado às suas chefias.

As camisas “malditas” foram retiradas com urgência das lojas (o KGB conseguiu “capturar” 33 camisas das 190 recebidas em Zhytomyr em 7 de abril de 1982). A Direção do KGB de Zhytomyr enviou a orientação para outras regiões da Ucrânia Soviética, bem como para a cidade de Leninegrado. Foi lá que KGB tinha que descobrir, e eventualmente punir o culpado deste escárnio do santo comunista soviético. Infelizmente, dificilmente saberemos o que aconteceu com o culpado, pelo menos até a abertura dos arquivos russos do KGB. Ou seja, provavelmente nunca [fonte].

Sem comentários: