sábado, julho 07, 2018

RIP dissidente, embaixador e estadista Levko Lukyanenko

Morreu Levko Lukyanenko, dissidente, prisioneiro político, embaixador da Ucrânia no Canada, estadista e um dos fundadores da moderna independência ucraniana. Um anticomunista convicto, que dos 89 anos da vida, passou cerca de 27 nas cadeias e campos de concentração soviéticos.
Na primeira foto é o momento mais alto da sua vida, o dia da vitória, 24 de agosto de 1991, o Parlamento ucraniano (Rada Suprema) acaba de votar favoravelmente o Ato da Independência da Ucrânia, documento da sua autoria.
Levko Lukyanenko no GULAG soviético
A informação foi confirmada pela sua esposa Nadia Lukyanenko. O Herói da Ucrânia, tinha uma longa história de problemas de saúde, superando a leucemia, passando por problemas com coágulos sanguíneos e leucócitos. Ultimamente ele foi tratado dos efeitos de um derrame cerebral. No dia 24 de agosto, Levko Lukyanenko completaria 90 anos.
O seu processo no KGB, 1961
Jurista de profissão, Levko Lukyanenko, estava filiado no partido comunista da Ucrânia soviética (expulso do PC em maio de 1961), e foi um dos fundadores da União Ucraniana dos Trabalhadores e Camponeses (URSS), organização clandestina não violenta que pretendia lutar pelos direitos humanos e nacionais dos ucranianos na base na Constituição e das leis soviéticas. 
Os fundadores da "URSS": Levko Lukyanenko e Ivan Kandyba, 1959 (?)
foto: museum.khpg.org
Em janeiro 1961 a organização foi desmantelada pelo KGB e Lukyanenko foi condenado à morte pela “agitação e propaganda anti-soviética”. A sentença foi comutada aos 15 anos da cadeia. No GULAG Levko Lukyanenko abraça o nacionalismo ucraniano, em liberdade se torna um dos fundadores do Grupo Ucraniano de Helsínquia (a organização não oficial que pretendia monitorizar a situação dos direitos humanos na URSS, perseguida, por isso, pelas autoridades comunistas soviéticas). 
Levko Lukyanenko no dia da sua libertação do GULAG soviético,
janeiro de 1976 | fonte: map.lviv.ua
Em dezembro de 1977 segue uma nova detenção e condenação. No total, ele passou cerca de 27 anos nos campos de concentração e nas cadeias soviéticas, 450 dias encarcerado nas celas solitárias, 23.000 km percorridos no sistema de GULAG soviético e 45 (!) greves de fome. Em abril de 1990, se torna o líder do Partido Republicano da Ucrânia (URP), no mesmo ano é eleito ao Parlamento da Ucrânia, é prémio Nacional Taras Shevchenko de 2016, recorda a página ucraniana TSN.ua
O manuscrito da Declaração da Independência da Ucrânia
Em agosto de 1991, ele foi incumbido de escrever a Declaração da Independência da Ucrânia e de coordenar o seu teor com os diversos grupos parlamentares, para isso recebeu apenas uma hora e meia. Usou um simples caderno escolar (na foto em cima)...
Levko Lukyanenko nos comícios e manif pró-Independência em Kyiv na primavera de 1991
Levko Lukyanenko na década de 1990
A ata da Independência da Ucrânia foi apoiada por absoluta maioria dos deputados do Parlamento, recebendo 346 votos “sim” e apenas dois “não”, votaram favoravelmente mesmo os comunistas ucranianos, apenas uma semana antes muitos deles apoiaram a tentativa do golpe comunista em Moscovo em 19 de agosto de 1991 e estavam com muito medo de serem responsabilizados pelos seus actos [fonte].

346 votos a favor, a decisão foi tomada — anunciou o chefe do parlamento — estimados deputados...

As suas palavras se afogaram nos gritos de alegria que imediatamente transbordaram o edifício do parlamento e capturaram a imaginação dos ucranianos que estavam cercando o Parlamento naquele dia memorável, 24 de agosto de 1991, o dia da restauração da Independência e Soberania da Ucrânia.
Levko Lukyanenko no dia da recepção do prémio Nacional Taras Shevchenko, 2016
fonte: Wikipédia
Ver o filme documental “Levko Lukyanenko. Seguir a consciência”:

Sem comentários: