sexta-feira, agosto 19, 2011

KGB nos Países Bálticos

Cave do NKVD em Tartu

A ideia de crir o arquivo do KGB nasceu há muito tempo, mas não foi finalizada até 2006, quando os historiadores da Letónia, Estónia e Lituânia reuniram-se em Vilnius. O projeto teve como objetivo tornar públicos os documentos do KGB sobre a ocupação dos três Países Bálticos.
Havia mais motivos para criar uma página on-line. Primeiro de tudo, os historiadores dos três países sempre foram incomodados pela propaganda russa do que nunca houve qualquer ocupação de qualquer um dos três Estados Bálticos. Muitos historiadores estavam cansados ​​de entrar em polêmicas com a imprensa russa e os representantes de mídia de radiodifusão, supostamente apartidários sobre este assunto. Mais, por vezes os argumentos e comentários dos historiadores eram apresentados fora de contexto ​​de acordo com o cenário útil à propaganda de Moscovo...
O arquivo apresenta os documentos do NKGB 1940-1941, MGB 1943-1953 e KGB 1954-1991.
Estónia

O Museu do KGB em Tartu (Estónia) está situado na “casa cinzenta”, que na década de 1940-1950 abrigou o NKVD / KGB. A cave com as células para os presos está aberta aos visitantes. Parte das células, lock-ups e o corredor da cave foram restaurados na sua forma original. Os restantes células da ex-casa abrigam a exposição da história do Movimento de Resistência da Estónia e os crimes do regime comunista. Na exibição, é possível encontrar planos traçados pelas autoridades soviéticas para a realização de operações de deportação, folhetos distribuídos por organizações clandestinas nas escolas, os objetos dos campos de prisioneiros de GULAG, bem como um grande número de outras fotos e documentos que ilustram a recente história da Estónia.
Na Estónia, o número total de pessoas que foram vítimas de repressões comunistas ascendeu a cerca de 122 mil e mais de 30.000 delas perderam a vida.

Sem comentários: