sábado, junho 16, 2018

Sátiras ucranianas de pósteres da Copa criticam Rússia sanguinária (12 imagens)

O conflito entre Rússia e Ucrânia é, também, uma guerra de propaganda. A Rússia está [...] concentrando as atenções do mundo para a Copa do Mundo [...] O artista ucraniano Andriy Yermolenko criou uma série de pôsteres para expor críticas ao regime de Vladimir Putin, que rapidamente se tornaram virais na internet.

Do UOL, em São Paulo (Brasil)
De forma geral, os pósteres, todos com fundo vermelho – cor de sangue e, também, símbolo do regime socialista da antiga União Soviética – fazem referência à Copa do Mundo e também ao futebol. Mas, em muitos casos, inclusive na sátira do logo oficial da Copa, a bola é substituída por uma caveira.
Em um dos pósteres mais compartilhados, Putin aparece vestindo o agasalho da seleção russa, em posição de cócoras, como se defecasse uma série de caveiras, dizendo: “You can't stop me, suckers”. Um outro pôster mostra uma ampulheta na qual bolas são transformadas em caveiras.
Andriy Yermolenko publicou os primeiros desenhos na semana [ante]passada, no Facebook. Depois, diversos perfis russos e ucranianos denunciaram que a rede social teria excluído a página do artista, que pôde ser acessada pelo UOL Esporte normalmente nesta segunda-feira [10/06/2018]. A exclusão teria durado dois dias.
O artista acusa a Rússia de abater o avião [MH17da Malaysia Airlines na Ucrânia em 2014 e pelo envenenamento do ex-espião [da GRU] Sergei Skripal e da sua filha Yulia, além de bombardear crianças e civis em Alepo, na Síria. Alguns dos pósteres representam supostos campos de concentração, cemitérios e mães desesperadas pela morte de seus filhos.
Rússia e Ucrânia estão em conflito desde 2014, quando um grupo separatista da Crimeia, no leste ucraniano, supostamente recebeu apoio russo para buscar sua independência. Desde então, russos e ucranianos têm se acusado mutuamente. No fim do mês passado [maio], a Ucrânia acusou a Rússia de ter matado o jornalista [russo] Arkady Babchenko. Mas tudo não passava de um plano dos ucranianos para encontrar e deter um suposto matador contratado para eliminá-lo.

1 comentário:

Anónimo disse...

1 - Nao houve grupos separatistas na Crimeia. Foi pura e simplesmente uma invasao.

2 - Eu tenho minhas duvidas se ate mesmo no Donbass haja um grupo civil local separatista

3 - Ucrania e Russia nao estao brigando. A Russia invadiu a Ucrania e esta se defende desde entao. Para eles estarem "brigando" a Ucrania teria que ter invadido a Russia tb. Quem atacou primeiro foi a Russia, quem teve territorio invadido e ocupado foi a Ucrania. Isto nao eh uma briga, porem uma agressao.