terça-feira, junho 26, 2018

Os massacres comunistas soviéticos na Lituânia ocupada em 1941

Uma série de massacres foram organizados e executados pelo NKVD na Lituânia ocupada em junho de 1941, apenas alguns dias após o início da guerra nazi-soviética. A sua brutalidade desumana se ombreia e mesmo supera a violência nazi exercida na mesma época.   

Massacre de Rainiai: 24-25 de junho 24-25 de 1941
As fotos de arquivo relativas aos massacres soviéticos de Rainiai, de Pravieniškės e de Panevėžys.
O massacre de Rainiai (em lituano: Rainių žudynės) foi o assassinato em massa de 70 à 80 prisioneiros políticos na Lituânia, ocorrido na noite de 24 à 25 de junho de 1941, com a ajuda do Exército Vermelho (RKKA), na floresta perto de Telšiai. Foi um dos muitos massacres similares realizados pelas forças soviéticas na Lituânia, e em outras partes da URSS, em junho de 1941. Milhares de pessoas foram mortas nesses massacres. O massacre de Rainiai de longe não foi o maior desses massacres, mas é um dos mais conhecidos, devido à brutalidade e às torturas. Atrocidades semelhantes foram cometidas em outros lugares, como o massacre de Tartu, no qual quase duzentos e cinquenta pessoas foram assassinadas.

“De acordo com o exame do legista após a exumação, tanto o relatório como os testemunhos de testemunhas oculares, se conclui que os soviéticos cortavam as línguas, orelhas, genitais, couro cabeludo, colocaram genitais na boca, vazavam os olhos, arrancaram as unhas, fizeram cintos da pele de vítimas, amarrando, dessa maneira as suas mãos, queimando as vítimas com tochas e ácido, esmagando ossos e crânios, tudo isso foi feito enquanto os prisioneiros ainda estavam vivos”.

Massacre de Pravieniškės: antes de 24 de junho 26, 1941

“Prisão de Pravieniškės, perto de Kaunas: em junho de 1941, o NKVD assassinou 260 presos políticos e todo o pessoal auxiliar lituano que trabalhava naquela prisão”.

Massacre de Panevėžys, 26 de junho de 1941

“Operárias de fábrica de açúcar estupradas, torturadas, mortas”.

Ler mais: inglês | espanhol  

Fonte: “Forgotten Soviet War Crime”, A. Šiušaitė, V. Landsbergis, Vilnius 2007, EPP-ED, descarregar/baixar livremente em inglês: Rainiai (PDF, 112 pp.)

Ver o documentário «Kodėl mes bėgome» («Por que fugimos») feito em 1951-1960 pelos refugiados lituanos (Vytautas Beleckas e K. Matuzas) sobre as atrocidades soviéticas na Lituânia em junho de 1941:

Ver o filme completo “Vienui Vieni” (Absolutamente Sozinhos) que se baseia na vida real do Juozas Lukša (nom de guerre Daumantas), o líder insurgente lituano que lutou contra a ocupação soviética do seu país após o fim da II G.M.:

Ver o trecho do filme “Pavergtųjų sukilimas” (Revolta dos Cativos) que conta a história da Revolta de junho dos militantes da Frente dos Activistas Lituanos contra os nazis que teve lugar nos dias 22-28 de Junho de 1941:

Sem comentários: