quarta-feira, maio 30, 2018

Arkady Babchenko está vivo, graças à operação especial da secreta ucraniana SBU

O jornalista russo Arkady Babchenko que tinha sido dado como morto nesta quarta-feira, está vivo. O jornalista apareceu numa conferência de imprensa na sede do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), onde falou sobre a operação especial que decorreu durante dois meses e salvou a sua vida.
foto @Serviço de imprensa do SBU
A secreta ucraniana impediu o assassinato encomendado do Arkady Babchenko, pago e planeado por serviços de inteligência da federação russa. A informação foi revelada, em primeira mão, pelo chefe do SBU, general Vasyl Hrytsak, na conferência de imprensa  conjunta, com o Procurador-Geral da Ucrânia Yury Lutsenko e chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Serhiy Kniazev.
foto: AFP/Getty Images
De acordo com os dados do SBU, o assassinato do jornalista russa Arkady Babchenko foi encomendado pelos serviços de inteligência russos. “O cinismo dos chekistas  russos chegou ao ponto de que apenas uma hora após do suposto atentado contra Babchenko, o Comité de Investigação da Rússia abriu um processo criminal do caso. Os russos exigiram da Ucrânia a investigação rápida do “assassinato do cidadão russo”, incluindo numa reunião do Conselho de Segurança da ONU, contou o chefe da secreta ucraniana.

Os operativos do SBU descobriram que a preparação do acto terrorista contra Arkady Babchenko é apenas um elemento da operação de serviços de inteligência russos, que visava a eliminação física de cidadãos russos que devido as suas opções políticas foram forçados a deixar a Rússia e viver na Ucrânia e em outros países da União Europeia, especialmente entre ativistas públicos e jornalistas que criticam publicamente o atual governo da federação russa.
O cidadão “G” no momento da sua detenção pelo SBU, Kyiv, 29/05/2018 | @vídeo do SBU
O SBU documentou que os serviços de inteligência russos recrutaram o cidadão ucraniano “G”, que recebeu a tarefa de contratar o autor de uma série de ataques terroristas com numerosas vítimas. Por seus serviços “G” recebeu 10.000 dólares e prometeu 30.000 dólares à um conhecido seu, “Ts” para levar ao cabo o assassinato do Arkady Babchenko, lhe pagando, como o sinal, a quantia de 15 mil dólares, – contou general Hrytsak.

Trecho de conversa entre coordenador (mandante) “G” e executante “Ts”:
Além do dinheiro, o “G” recebeu dos serviços de inteligência russos e enviou ao executante via Messenger o dossier técnico sobre Arkady Babchenko com informações detalhadas do seu trabalho jornalístico, posições cívicas, postagens no Facebook e vida pessoal, incluindo dados pessoais da esposa, pais e filha, os números de seus telefones e contas bancárias, páginas nas redes sociais, dados de passaporte.
Dossier russo do Arkady Babchenko e da sua esposa | @Serviço de imprensa do SBU
Armas ilegais compradas ao mando dos serviços secretos russos | fotos @Serviço de imprensa do SBU
“Serviços de inteligência russos incumbiram o “G” à efetuar a compra ilegal de armas e munições, na zona de OAT/OFC (planeava-se a compra de 300 AK Kalashnikov e munição ilimitada, centenas de quilos de explosivos, munição para morteiros AGS, etc.) e organizar o seu esconderijo na região de Kyiv”, – explicou o chefe do SBU.
O SBU impediu o atentado cínico, mas também documentou todo o processo de preparação dos serviços de inteligência russos deste crime ousado. O SBU recebeu atempadamente as informações sobre a preparação do assassinato do Arkady Babchenko e começou a busca de executores de assassinato. “Decidiu-se realizar uma combinação operacional, através do qual fomos capazes de reunir provas indiscutíveis de atividades terroristas de serviços secretos russos na Ucrânia”, – disse Vasyl Hrytsak.

Momentos da detenção do coordenador (mandante) “G” pelo SBU:
O Procurador-Geral da Ucrânia, Yuriy Lutsenko, agradeceu ao pessoal da SBU e as outras agências ucranianas da lei e ordem pelo seu profissionalismo. “Temos mais uma vez exposto os espiões e mercenários russos na organização de ataques e assassinatos na Ucrânia”, – disse ele. Os investigadores do SBU preparam a acusação formal contra o organizador do crime, acusado em auxílio aos serviços secretos russos, à fim de cometer um acto terrorista, no uso de armas, na organização de uma explosão e outras ações que criariam o perigo à vida ou a saúde humana para com intuito de violar a segurança pública e intimidar a sociedade, podendo levar à morte das pessoas, isto é, no cometimento de um crime, estipulado na parte 1 do Artigo 14º, na parte 5 do Artigo 27º, na parte 3 do Artigo 258º do Código Penal da Ucrânia. A investigação pré-julgamento está em andamento.
O próprio Arkady Babchenko apareceu na sala de imprensa do SBU e, quase em lágrimas, contou que tudo que passou fez parte de uma operação especial ucraniana para impedir um plano da sua morte, planeado pelos serviços secretos russos. “Queria pedir desculpa por tudo o que tiveram de passar”, disse o jornalista, acrescentando que “não havia outra forma de o fazer”.
foto: AFP/Getty Images
A esposa do Arkady Babchenko não sabia que a sua morte tinha sido encenada: “Queria pedir desculpa à minha mulher pelo inferno que ela tem passado”, referiu. A operação estava a ser preparada há dois meses.
O caso até já deu origem aos memes/demotivadores...

Sem comentários: